segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reunião de Mestres no IPHAN/RJ

O Encontro de Mestres de Capoeira do Rio de Janeiro promovido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ocorreu nos dias 14 e 21 de Maio, onde foram discutidas  providências necessárias para que a Capoeira possa de fato ter seu valor reconhecido.
O IPHAN irá trabalhar em cada estado de forma independente.  Em Minas Gerais, por exemplo, o processo já está mais adiantado.
A primeira reunião no Rio de Janeiro teve como objetivo a apresentação mútua: Explicar aos mestres o que é o IPHAN e  apresentar ao IPHAN quem são os mestres de Capoeira do Estado. Alguns pontos de concordância foram levantados, mas poderão ser modificados ou substituídos conforme os novos encontros forem acontecendo.
Na segunda reunião os Mestres se pronunciaram e fizeram revindicações legítimas. O que percebi é que os discursos estavam muito pautados no abandono que a Capoeira sofre desde sempre. Cansados de não receber a devida atenção do poder público, alguns mestres acabavam por confundir a função do IPHAN e no afã de corrigir as falhas cometidas contra a Capoeira, seus mestres e praticantes durante os últimos 400 anos, acabavam por se exaltar e exigir decisões a curto prazo.
Alguns pontos unânimes foram a necessidade da criação de um Centro de Referência da Capoeira, o resgate histórico da Capoeira do Rio de Janeiro, e a retomada do espaço público, com a criação de espaços destinados a roda de capoeira nas praças e parques (espaço plano, redondo, coberto e com banheiros). Foi muito discutida também a necessidade de criar políticas para cuidar dos mestres idosos, como plano de saúde e até aposentadoria.
O IPHAN vai atuar em cima das necessidades apontadas pela comunidade, para assim redigir uma carta de Salvaguarda a ser enviada para Brasília, da mesma maneira que vem sendo feito com outros bens registrados, como o Jongo, as Baianas de Acarajé e o Samba Carioca.  
O primeiro passo será a criação de um grupo de trabalho e a formação de um conselho de Mestres, a ser definido  por votação, para direcionar as ações.
Ainda não há confirmação de nova data para a próxima reunião, mas cogitou-se o segundo semestre desse ano.
Saiba mais sobre Patrimônio Imaterial.
Participe do Cadastro Nacional da Capoeira

As fotos do Encontro você confere na página do Blog no Facebook. Aproveita e curte a nossa página!



2 comentários:

  1. Acho que você deve concorrer ao Prêmio Pulitzer...ou no mínimo ao Prêmio Esso de Jornalismo!E não é gozação,tá é ELOGIO MESMO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mestre! Suas palavras são sempre um grande incentivo para eu continuar. Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar