segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aquecimento é essencial para a prática da Capoeira



Imagem: Internet
Cheguei atrasada no treino de novo, não aqueci e parti para o treino. Resultado: Corpo todo dolorido. Isso porque tive sorte, existem consequências muito mais graves para quem não têm o hábito de aquecer corretamente antes do treinamento. 
Quando o assunto é roda, aí é que a coisa complica ainda mais. Em geral ninguém aquece. Chega na roda e espera uma oportunidade para jogar.
O Professor Naja, especialista em treinamento desportivo, atenta para a importância do aquecimento pré atividade física, "O aquecimento é a primeira parte de uma aula de capoeira e tem como objetivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a pratica da capoeira. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou a roda, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.", explica.

Fique atento para a importância da elevação da temperatura corporal:

Aumento da taxa metabólica; 
Aumento de fluxo sanguíneo local; 
Melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos; 
Aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos; 
Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; 
Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração; 
Aumento da velocidade e da força de contração muscular; 
Melhoria na coordenação; 
Aumento da capacidade das articulações à suportar carga.

Tudo isso é positivo para o nosso organismo, "Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos.", completa o especialista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar