Entrevistas



Mestre Adelmo - Origens do Brasil

Mestre Adelmo se define como uma pessoa simples, mas, durante a pesquisa para essa entrevista, percebi que nada é simples na vida de Adelmo Pereira Lima. 
Nasceu em 15 de julho de 1962, porém, em sua certidão consta que nasceu em 1964. Um erro que ele só descobriu na idade adulta.
Natural de Brasília, Distrito Federal, Mestre Adelmo teve um encontro inusitado com a nossa arte. Digamos que primeiro ele se encantou por seu Mestre e desse encantamento surgiu o amor pela Capoeira. Uma história muito bonita de um  menino que encontrou em seu Mestre o carinho que ele tanto precisava. Leia mais...

Mestre Márcia - Associação de Capoeira Sangue Negro

Márcia José Vieira, Mestre Márcia, nasceu em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 18 de junho de 1962. Ela foi a primeira mulher a receber o título de mestre em sua cidade, um grande feito para quem,  na década de 1980, era uma das poucas meninas a frequentar rodas de Capoeira.

Mesmo a contragosto de sua mãe e enfrentando o machismo presente na Capoeira, Mestre Márcia seguiu seu caminho, "Durante algum tempo era apenas eu em meu grupo. Me tratavam como uma peça intocável, mas quando eu acertava alguém, o atingido parecia que ia morrer por ter sido atingido por uma mulher.", contou. De posicionamentos bem definidos, Mestre Márcia também faz parte da Liga Gonçalense de Capoeira como tesoureira e é dirigente de uma escola de Samba. Achou pouco? Então vem conhecer a história dela mais de perto. Leia mais...

Mestre Cleide - Grupo Terra


Maria Cleide Tomaz Duarte nasceu em 28 de agosto de 1968, no Ceará, mas foi no Rio de Janeiro que encontrou sua morada ainda criança. 
Mestre Cleide fundou o Grupo Terra junto com seu Mestre e marido, Mestre Mintirinha.
Desde 94 na Capoeira, a mestre acredita no sistema de graduação criado por Mestre Mendonça como uma forma de organização, "Não me vejo no direito de bagunçar o que está direito.", contou.


Apesar de já ter enfrentado situações no mínimo desrespeitosas por ser mulher num ambiente majoritariamente masculino, Mestre Cleide acredita na delicadeza como arma para dissolver situações discriminatórias e foi assim, com toda a delicadeza que lhe sobra, que ela nos acolheu desde o primeiro contato, gentil e disposta. Leia mais...


Mestre Flávio Saudade - Coordenador do Projeto Gingando pela Paz



De muitas palavras e ações, esse é Flávio Alex Mesquita Soares, o Mestre Flávio Saudade.
Antes de prosseguir, aviso que a formalidade aqui é minha, se dependesse do entrevistado deixaríamos os títulos de lado. O mestre me pediu em nosso primeiro contato que o chamasse apenas de Saudade, "Deixemos essa coisa de Mestre para os grandes", disse humildemente quando eu o convidei a conceder essa entrevista.
A vontade de entrevistar o Gonçalense de 38 anos surgiu ao ler o livro "A visita", de sua autoria.. A curiosidade sobre o Projeto Gingando Pela Paz, coordenado por ele desde 2008, no Haiti, também motivou o convite para essa entrevista. Eu tinha certeza que muita coisa ainda havia pra ser dita, ou escrita, e que mais pessoas precisavam conhecer o Mestre por trás do escritor, o escritor por trás do Mestre, mas acima de tudo, dar voz ao ser humano por trás de ambos. O resultado é a entrevista que você confere agora. Leia mais...




Mestre Chacal - ONG UBADAC


Nascido em 08 de Maio de 1971, em Belford Roxo/RJ, Anderson Claudio da Silva Vaz começou a Capoeira em 1982. Dez anos depois já ministrava aulas e de lá pra cá fez desse ofício sua vida.
Desconfiado, no começo achou que o apelido de Chacal era uma forma de fazer piada com sua fisionomia, mas hoje reconhece as semelhanças de temperamento que fizeram com que lhe dessem esse apelido.
Não é de fazer média, aqueles que o acompanham nas redes sociais sabem bem que nada foge aos seu comentários. Quem o conhece das rodas de Capoeira sabe do seu bom humor e de sua presença certa onde os amigos precisam dele.
Através da ONG UBADAC vem mudando a vida de muitas pessoas, dentro e fora da Capoeira. Um exemplo de como podemos fazer a nossa parte para mudar o mundo em que vivemos.
Vamos conferir um pouco mais sobre o Mestre Chacal? Leia mais...




Mestre Caçapa - Associação de Capoeira Terranossa


Guaracy Guedes nasceu em 1º de abril de 1976, uma data tão irreverente quanto o aniversariante. Carioca, conhecido por sua capoeira firme e seu jeito brincalhão. Não é exatamente unânime, mas sua capoeira nunca pode ser contestada. Um cara polêmico, sem sombra de dúvidas, dono de uma originalidade na forma de falar e agir, que muitas vezes pode incomodar. 
Uma pessoa que, se goste ou não, é impossível não admirar, seja por sua história de vida ou pelo talento como capoeirista. Mestre Caçapa contou sobre sua trajetória, falou de família e de suas inseguranças, um bate-papo único, como o nosso entrevistado. Leia mais...





Mestre Ron - Raízes de Vila Nova


Ronaldo Alves Santos nasceu em 04 de março de 1963, hoje possui 52 anos. Mudou-se pra Santos com cerca de 7 anos. O pai era pescador e trabalhava em uma tecelagem em Neópolis, interior do Sergipe. A família era grande e a condição financeira era pouca, com a mudança de alguns parente para Santos, a família resolveu tentar uma vida melhor na cidade. Com um talento indiscutível para a confecção de instrumentos, Mestre Ron é nosso entrevistado de hoje. Leia mais...



Mestre Namorado - Escola Internacional de Capoeiragem Contemporânea Ibamolé Capoeira


Marcelo Ferreira André: 40 anos e uma bagagem de quase 30 na Capoeira. Nasceu no Grajaú, bairro do subúrbio carioca e ganhou o mundo com seu berimbau, sua voz marcante e o jeito enérgico com que sempre conduziu seus alunos. Não é atoa que nos últimos eventos do Grupo Muzenza o Mestre teve seus alunos entre os tops mundiais. Muito treino e disciplina sempre marcaram as turmas que passaram por suas mãos.
De volta ao Brasil e cursando a faculdade de Educação física, Mestre Namorado nos contou um pouco da sua carreira e das dificuldades que encontrou ao chegar na Europa com seus berimbaus e sua força de vontade. Leia mais...



Mestre Gato - Grupo Senzala 


Fernando Campelo Cavalcanti de Albuquerque nasceu em 14 de Junho de 1947. Pernambucano da Cidade de Recife, mudou-se para o Rio em 1952, onde permanece até hoje. 
Conheceu a Capoeira pelos livros de Jorge Amado, mas foi nos pés de Paulo Flores que viu a Capoeira pela primeira vez.
Ministrou aulas de Capoeira na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (onde foi aluno de Engenharia Civil) e na Pontifícia Universidade Católica -PUC.
Mestre Gato conseguiu levar em paralelo a sua profissão e a vida de entrega e comprometimento de um mestre de Capoeira. Leia mais...




Mestre Mara - Associação Herança Cultural 


Siomara Sousa Santos nasceu em Santa Cruz da Vitória, Bahia, em 12 de Abril de 1970.
Começou na Capoeira aos 12 anos por influência de seu irmão, Mestre Chuveiro. Mesmo após o afastamento dele das rodas de Capoeira, Mestra Mara persistiu nos treinos e resolveu se filiar ao Grupo do Mestre Catitu, hoje Herança Cultural
Mãe de duas meninas, nem mesmo a maternidade foi capaz de lhe afastar da sua grande paixão, a Capoeira.
Mestra Mara vive em Guarulhos/SP e na roda e na vida é um exemplo de garra e superação. Leia mais...




Mestre Cobra Coral - Capoeira Terranossa


Lúcio Gomes da Silva é conhecido como Mestre Cobra Coral. Idealizador da Rádio Iúna, a rádio online com conteúdo exclusivo que faz o maior sucesso entre os capoeiristas pelo mundo todo. Fluminense, natural de Duque de Caxias/RJ, atualmente vive em São Paulo.
Coordenador da Associação Terranossa Capoeira em São Paulo, começou na Capoeira em 1982. Seu primeiro mestre foi Mestre Magia Negra, em São João de Meriti/RJ e é sobre sua trajetória na Capoeira e suas realizações que nós conversamos. Simplesmente imperdível!Leia mais...



Mestre Muralha - Associação Capoeira Manduca da Praia


Capoeirista desde a primeira infância, Daniel Edgar Maia Pereira nasceu em São Paulo/SP e lá começou seu aprendizado, sempre apoiado pela mãe. 
Hoje prestes a completar 34 anos, está vivendo na Colômbia, onde mantém um trabalho que já rendeu seu primeiro CD solo.
O Mestre falou sobre tudo, sobre a carreira no MMA, sobre família e principalmente sobre sua trajetória na Capoeira.
Imperdível! Leia mais...


Mestre Niterói - Terranossa


Roney Pereira dos Santos, nascido em 27 de Maio de 1964 é mais conhecido no mundo da Capoeira como Mestre Niterói, apelido que ganhou por ser de Niterói e treinar no Rio. O Mestre levou a entrevista com muito bom humor e até ficou vermelho ao falar dos quatro filhos e da circunstância que o fez mudar para o Rio.


Curiosos? Então é só conferir. Leia mais...



Mestre Franja - Rede Anca


Adilson de Oliveira Ireno nasceu em 26 de Fevereiro de 1970. Mestre Franja foi como ficou conhecido nas rodas de Capoeira de sua cidade Natal, Descalvado/SP e posteriormente em Campinas/SP, onde mantém um trabalho muito respeitado. Casado, pai de cinco filhos, o mestre é responsável pelo núcleo Abaeté da Rede Anca de Capoeira. Mesmo sem o apoio de sua família ele seguiu na Capoeira e espera que ela possa retomar sua posição na luta pela igualdade. Leia mais...




Mestre Catitu - Associação Herança Cultural


Carlos Alberto Lanatovitz, ou simplesmente Mestre Catitu, nasceu em Guarulhos/SP em 16 de Setembro de 1969. Aos 11 anos descobriu sua grande paixão: A Capoeira. E foi com os Mestres Peixe e Espanto que completou seu aprendizado. 
Vice-Campeão brasileiro, Tri-Campeão paulista, Tetra-campeão guarulhense, entre outros títulos, mas para ele sua maior realização é o reconhecimento e respeito da comunidade capoeirística. Conheça melhor o fundador e presidente da Associação Herança Cultural. Leia mais..




Mestre Polaco - Grupo de Capoeira São Bento Pequeno


Nascido no Rio de Janeiro, José Roberto Gusmão Rocha, Mestre Polaco, é o responsável pela memória de Mestre Paraná. Seja pelos documentos guardados, pelas fotos, ou pelas histórias ricas em detalhes, que ele gosta de contar. Aos 62 anos, relembra a relação com seu Mestre e a esposa, Tia Maura. Dela, além do carinho, carrega também uma foto na carteira. "Ela é minha santinha, me protege", me disse uma vez emocionado.
Preparando um encontro pelos 90 anos que Mestre Paraná completaria esse ano, e irá reunir os alunos desse grande ícone, Mestre Polaco nos concedeu essa entrevista imperdível. Leia mais...




Mestre Mintirinha - Grupo Terra


Um grande tocador de Berimbau, exímio tocador de atabaque e uma voz inconfundível, esse é Mestre Mintirinha.
Luiz Américo da Silva, nasceu em 28 de Agosto de 1950 e é aluno do grande Mestre Paraná. 
Irmão do Mestre Paulão, marido da Mestra Cleide e pai do Mestre Américo, uma família onde a capoeira corre nas veias sem dúvida nenhuma.
O Carioca, hoje com 61 anos, foi o primeiro Campeão brasileiro de Capoeira e possui, além de outros títulos, a medalhaTiradentes, que premia pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. 
Ajudou a fundar um dos maiores Grupos de Capoeira no mundo, o Grupo Muzenza e além dele Grupos como Capoarte de Obaluaê, Cruzeiro do Sul e a sua casa hoje, o Grupo Terra. Leia mais...




Mestre Mancha - Associação Iê Capoeira


Nascido em Niterói/RJ no dia 21 de Setembro de 1971, Oscarino da Conceição Júnior, mais conhecido como Mestre Mancha, encanta nas rodas com suas letras empolgantes e cheias de dendê. O apelido veio por causa de um derramamento de óleo na Bahia de Guanabara e com o tempo simplificou-se. Desde a sua fundação, em 1994, faz parte da Associação Iê de Capoeira ao lado de Mestre Capa. Mestre Mancha vive agora um momento único de sua vida. Aos 40 anos está em estúdio para a gravação de seu segundo CD solo e a espera de seu primeiro herdeiro. 
Espero que gostem do resultado! Leia mais...




Mestre Celso - Associação Engenho da Rainha


Aos 72 anos de idade Celso Carvalho Nascimento, talvez seja o capoeirista mais velho em atividade no Rio de Janeiro. O penúltimo de uma família com nove filhos, perdeu o pai aos 6 anos de idade.
Estudou pouco, mas fala muito bem, segundo o próprio, porque lê muito, mas gostaria de ler mais.
Sem papas na língua, disse o que quis e reiterou, “publica isso aí hein”.
Sob os olhares atentos do Mestre Barbudo, que como o Mestre Celso gosta de dizer, “treina comigo, não gosto de dizer que é meu aluno. Esse aqui já está comigo há 30 anos e olha que eu não sou fácil de aturar. Nem sei por que aceitei te dar essa entrevista.”.
O encontrei no espaço onde dá aulas, num sábado de manhã, enquanto algumas crianças treinavam. Leia mais...




Mestre Boneco - Grupo Capoeira Brasil


Em 21 de Julho de 1962 nascia em São Paulo, Luiz Alberto N. Simas. Mais conhecido como Mestre Boneco, ou simplesmente Beto Simas, nome artístico do presidente do Grupo Capoeira Brasil. 
Devido ao tempo escasso do Mestre, essa entrevista foi feita por e-mail, porque apesar de ter estado no Brasil recentemente, são tantos os compromissos, que quando me dei conta o Mestre já estava em Los Angeles, local onde mora hoje, embarcando para a Austrália. 
Criador de um grupo de dubles especializados que atuam em todo tipo de produção artística, ator, modelo e evidentemente um grande divulgador da nossa arte pelo mundo, já tendo viajado para mais de 15 países e inúmeros estados do Brasil levando a capoeira. Recentemente terminou de gravar seu programa "Capoeira pelo mundo" que irá ao ar pela TV Brasil .
É o idealizador do I Fórum Mundial de Capoeira que será realizado em Julho no Rio de Janeiro. Eu só queria saber que horas ele faz tudo isso. Enfim pessoal, espero que gostem, pois o Mestre Boneco, eu já sei que gostou...rs Leia mais...




Mestre Cid - Associação de Capoeira Terranossa


Nascido em 28 de Março de 1957, no Rio de Janeiro, Milciades Ferreira da Costa Dourado, hoje conhecido por toda a comunidade capoerística como Mestre Cid, diz que o reconhecimento dos alunos é muito gratificante pra ele, "Os alunos são tudo na minha vida!", afirmou em um bate-papo descontraído. O mestre que hoje dá aulas todos os dias da semana, em vários horários diferentes, foi seguido um dia inteirinho, porque essa era única maneira de conseguir uma entrevista, já que nos fins de semana, seu tempo é dividido entre eventos de capoeira e a família. O pouco tempo que tem para descansar é dedicado à esposa e a seus dois filhos, Raphael e Amanda. 
Família, profissão e reconhecimento foram os temas da nossa entrevista, que está imperdível e emocionante. Leia mais...




Mestre Alexandre Batata - Companhia de Capoeira Contemporânea


Nascido no Rio de janeiro em 12 de Abril de 1961, Mestre Batata faz questão de dizer:Polêmica podia ser seu sobrenome, já que o Mestre Batata não tem papas na língua e responde no ato a qualquer pergunta. Dono de uma energia sem igual, o nosso entrevistado deste mês, agita qualquer roda com seu canto e seu berimbau. Ele acaba de escrever um livro que está em fase de finalização e nos conta em detalhes sua história na capoeira, esporte que ele abraçou há 33 anos.
A entrevista foi feita numa quinta-feira, dia 11 de Dezembro de 2008, em Niterói, após um treino que o próprio Mestre Batata puxou no La Salle. Clima mais do que descontraído, a entrevista foi feita na mesa de um bar, para poder acomodar a platéia que teve o prazer de assistir em primeira mão a entrevista.
Não dá pra perder essa, que promete ser a mais ardida e completa, entrevista que já tivemos no Blog. Além de estar recheada de conhecimento. Leia mais...

2 comentários:

  1. A idade do Mestre Polaco está errada. Ele irá fazer 63 anos em outubro deste ano e não 53 como está escrito.

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar