quarta-feira, 8 de maio de 2013

Documentário terá lançamento hoje no Rio de Janeiro

Com direção de Carem Abreu, o Documentário "Paz no Mundo Camará: A Capoeira Angola e a volta que o mundo dá" propõe a observação da  mudança de imagem sofrida pela Capoeira, que foi de marginal a patrimônio cultural.
O filme conta a história do Brasil sob a ótica afro-brasileira e é fruto de extensa pesquisa que incluiu entrevistas com  cerca de 50 pessoas entre pesquisadores e praticantes da Capoeira.

O currículo da diretora é extenso e compreende produções como "Angola Capoeira Ancestral" de 2011, "Roda de Angola: jogo da Vida" de 1995, entre outros títulos. É mestre em “Midiatização e Processos de Interação” pela PUC-MG, graduada em Jornalismo e Radialismo pela UFMG. 
A diretora nos falou sobre a expectativa do lançamento de hoje a noite, "Todos nós da ATOS Central de Imagens e da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro estamos muito felizes de chegar a essa etapa desse trabalho de 6 anos de produção, que é a hora da exibição, de mostrar para o nosso público o resultado desse trabalho de anos de dedicação em prol da visibilidade, amplificação simbólica e de valorização das Culturas Populares, e em especial da Capoeira Angola.", contou.

O documentário já teve algumas exibições prévias e segundo Carem, a resposta do público não podia ser melhor, "Estamos satisfeitos com o retorno do publico. Toda semana recebemos mensagens de pessoas de vários locais do Brasil e do exterior nos parabenizando pelo filme. Isso é muito reconfortante, pois é um trabalho feito por muitas pessoas - mais de 50, somente em nossa equipe técnica, e mais de 46 entrevistados de relevância cultural em cinco estados brasileiros. Esse retorno é importante pra gente, pois dessa forma vemos aonde acertamos e aonde precisamos melhorar", finalizou.
Caren Abreu pretende produzir os primeiros episódios do webseriado "Paz no Mundo Camará" ainda esse semestre.

Estamos na torcida!



Programação:

18h - Abertura da exposição fotográfica com registros das gravações pelo Brasil e projeção de imagens históricas obtidas no acervo do Arquivo Nacional.
18h45 - Apresentação do filme, com a participação dos mestres João Angoleiro (Acesa/MG) e Manoel (Ypiranga de Pastinha/RJ).
19h - Exibição do filme.
20h - Roda de Conversa: bate-papo da diretora e dos mestres com a plateia.
20h30 - Confraternização.


Sinopse: A Capoeira Angola traz a você uma versão inédita da história do Brasil: a da africanidade incrustada na identidade cultural brasileira através dos movimentos de luta e resistência do povo negro na diáspora. E pensar que há menos de 100 anos a capoeira era percebida como atividade da “maladragem”. Afinal, quais foram os movimentos realizados para mudar sua percepção social, tornando-se patrimônio cultural brasileiro e instrumento de paz no mundo?



Para Mais informações acesse o Blog oficial do Documentário


O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173. Centro-Rio de Janeiro/RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar