segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Você sabe o que tá cantando? - Especial Waldeloir Rego

Segue nossa homenagem a Waldeloir Rego, hoje letra I.

I


I. v. Corrutela de ir do verbo ir, do latim ire, andar, avançar, ir.

Ex:

Minino onde tu vai
Eu vô intá meu pai
Ele stá doente
Tá doente pra morrê
Si tu quiria í
Como não me disse
Agora te pego
E te surro tôda.

Idalina. 
s.f. Nome próprio personativo. 

Ex:
Saia do má
Sai, sai Catarina
Venha vê Idalina.

Iê!. Interj. Corrutela de ê! 

Ex:
, Agua de bebê
Ie, Agua de bebê
Camarado
Aruandê
E, Aruandê
Camarado

Ilha de Maré. 
Nome de uma ilha pertencente ao Estado da Bahia.

Ex:
Adão, Adão
Oi cadê Salomé, Adão
Oi cadê Salomé, Adão
Mas Salomé foi passeá
Adão, Adão
Oi cadê Salomé, Adão
Oi cadê Salomé, Adão
Oi foi pra ilha de Maré.

Imbora. adv. Corrutela de embora.

In. prep. Corrutela de em, do latim in

Ex:
Já comprei todos tempêro
Só falta farinha e banha
Eu não caio in arapuca
In laço ninguem me panha.

Inducação. s.m. Corrutela de educação.

Ex:
Me trate com mais respeito
Que é a sua obrigação
Todo mundo é obrigado
A possuí inducação
Me trate com mais respeito
Veja qui eu lhe tratei bem
Como vai, como passô
Como vai, como não vem.

Inganadó. adj. Corrutela de enganador, derivado de enganar. 

Ex:
O meu Deus o qui eu faço
Para vivê neste mundo
Se ando limpo sô malandro
Se ando sujo sô imundo
O qui mundo velho grande
O qui mundo inganadô
Eu digo desta manêra
Foi mamã
e qui me insinô
Se nao ligo só covarde
Se mato sô assassino
Se não falo sô calado
Se falo sô faladô
Se não como sô misquinho
Se como sô gulôso.

Insinô.
v. Corrutela de ensinou do verbo ensinar.

Intá. Contração de onde está

EX:

Minino onde tu vai
Eu vô intá meu pai
Ele stá doente
Tá doente pra morrê
Si tu quiria í
Como não me disse
Agora te pego
E te surro tôda.

Itabaianinha.
Nome de uma cidade do Estado de Sergipe.

EX:
No dia que amanheço
Perto de Itabaianinha
Home não monta a cavalo
Muié não deita galinha
As frêra que estão rezando
Se esquece a ladainha.

Itapa s.m.  aparece como nome próprio, designativo de um navio. 

EX:
Piauí de tupedêra
Ti no pôrto da Bahia
Marinhêro suburdinado
Tu prantando arrelia
Se eu fosse governadô
Do estado da Bahia
Quando desse as quatro hora
O Itapa não saía
Não vá se mete a pique
La nas águas do Japão.

Iuna
s.f. Nome dado a um toque de berimbau, usado no jogo da capoeira. (Nota do Blog: Iuna é também o nome de uma ave, símbolo da sagacidade e destreza,  que por sinal, é citada na canção abaixo)

EX:
A iuna é mandinguêra
Quando cai no bebedô
Foi sabida, foi ligêra
Capoera é que matô.




REGO, Waldeloir. Capoeira Angola – Ensaio sócio-etnográfico. Salvador:Editora Itapoan,1968




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar