segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Você sabe o que tá cantando? - Especial Waldeloir Rego

Continuando nossa homenagem, letras F, G e H.


F



Falô. 
v. Corrutela de falou do verbo falar.

Ex:
Besôro quando morreu
Abriu a boca e falô
Adeus Maracangalha
Qui é terra de matado.
Fia. s.f. Corrutela de filha

Ex:
Nêga fia teve aí
Deu dinhêro pra mamãe
Deu dinhêro pra papai
Deu carne, deu farinha
Deu café, deu feijão
Eu porque era minino
Me dero um tostão
Eu comprei meu berimbau
Pra tocá no Rio de Janêro.


Fô.   v. Corrutela de for do verbo ser.

Ex:
Dona Maria de lá do Mutá
Me diga meu bem
Diga como stá
Dona Maria de lá do Mutá
Quando eu imbora
Não vô te levá
Dona Maria de lá do Mutá
E sexta de noite
Não quero sambá
Dona Maria de lá do Mutá
Tira êsse vestido
E vamo deitá
Dona Maria de lá do Mutá

Frêra. s.f. Corrutela de freira.

Ex:
No dia que amanheço
Perto de Itabaianinha
Home não monta a cavalo
Muié não deita galinha
As frêra que estão rezando
Se esquece a ladainha.

G



Gaiamun.  s.m. Espécie de crustáceo da mesma família dos caranguejos (Cardisona guanhumi, Lattreille). 

Ex:
Oia lá siri de mangue
Todo tempo não um
Tenho certeza qui você não güenta
Com a presa do gaiamum
Quando eu entro você sai
Quando eu saio voce entra
Nunca vi mulé danada
Qui não fôsse ciumenta.

Gamelêra. s.f. Corrutela de gameleira, árvore da família da moráceas, pertencente ao gênero fícus (Ficus doliaria, Mart.) Árvore de grande porte e utilizada para fabricação de canoas, vasos e gamelas. Gameleira deriva degamela, que por sua vez, é o latim camella, vaso para beber.

Ex:
Siri jogô
Gameleira no chão
Jogô, jogô
Gameleira no chão
Jogô, jogô
Gameleira no chão
Siri, jogô
Gameleira no chão

Gamgambá. s.m. Corrutela de mangangá. Designa um inseto da classe dos dípteros chamado besouro

Ex:
E vem a cavalaria
Da Princesa Teodora
Cada cavalo uma sela
Cada sela uma senhora
Minha mãe nunca me deu
Pra hoje eu apanhá
Quem não pode com mandinga
Não carrega mangangá.

Gereba. Nome próprio.

Ex:
Quando garoto,
conheci um dêsses tipos 
com o apelido de Gereba,
que a meninada sempre importunava, 
gritando: Gereba!… Quebra Gereba!
Quebra, quebra gereba
Quebra
Oi você quebra hoje
Amanhã quem te quebra?
Quebra
Oi quebra, quebra
Queima, queima Amará
Queima.

Güenta. v. Corrutela de agüenta do verbo agüentar

Gunga.s.m. Berimbau.

Ex:
Panhe esse gunga
Me venda ou me dê
Esse gunga não e meu
Eu não posso vendê
Panhe esse gunga
Me venda ou me dê
Esse gunga não é meu
Eu não posso vendê
Panhe esse gunga
Ou me venda ou me dê
Esse gunga não é meu
Eu não posso vendê.

H

Home.s.m. Corrutela de homem.

Ex:
Chique-chique mocambira
Mandacaru parmatória
A mulé quando não presta
O home manda imbora
O qui foi qui a nêga disse
Quando viu a sinhá
Uma mão me dê me dê
Outra mão de cá dê cá.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola – Ensaio sócio-etnográfico. Salvador:Editora Itapoan,1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar