quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lado a Lado - Capoeira na Novela

A novela Lado a Lado, exibida pela Rede Globo,  mostra a maneira como os Capoeiras eram vistos no início do século XX. Com personagens que lutam por suas ideologias e outros de caráter duvidoso, como toda novela deve ter.
A trama se passa em um período histórico muito rico para a capoeira, principalmente no RJ. Os autores estão conseguindo mostrar bem o que era praticar Capoeira naquela época.
Acredito que o próximo passo, com a entrada do Zé Maria(personagem do Lázaro ramos) na Marinha, será  abordar a revolta da Chibata, que também teve a participação dos Capoeiras. 
Gosto da novela, gosto de como se desenrola e gosto da maneira que eles estão mostrando a importância da Capoeira no Rio de Janeiro do início do século passado. Minha única crítica é a Capoeira em si, a maneira como ela é jogada pelos praticantes, tenho visto uma capoeira muito contemporânea em relação a existente na época(imagino eu). E você, o que está achando?



Uma curiosidade, o termo Capoeira, designando os praticantes dessa arte, era usado pejorativamente, por isso, a partir da descriminalização da Capoeira, os praticantes passam a ser chamados de Capoeiristas, apesar de hoje em dia, alguns preferirem o termo antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar