sexta-feira, 31 de maio de 2013

E aí, qual a boa do final de semana?

Aproveita o feriado e se joga na vadiação. Axé!

Quinta a Domingo

Londres/Inglaterra


Quinta a Sábado

Azerbaijan




Sexta a Domingo

Marabá/PA


Holanda



Sexta-Feira

Duque de Caxias/RJ


Fortaleza/CE


Sábado e Domingo

Bordeaux/França




Sábado

Aracaju/SE


Nova Iorque/EUA


Domingo

São Gonçalo/RJ


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Entrevista

MESTRE GATO
Grupo Senzala





Fernando Campelo Cavalcanti de Albuquerque nasceu em 14 de Junho de 1947. Pernambucano da Cidade de Recife, mudou-se para o Rio em 1952, onde permanece até hoje. 
Conheceu a Capoeira pelos livros de Jorge Amado, mas foi nos pés de Paulo Flores que viu a Capoeira pela primeira vez.
Ministrou aulas de Capoeira na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (onde foi aluno de Engenharia Civil)  e na Pontifícia Universidade Católica -PUC.
Mestre Gato conseguiu levar em paralelo a sua profissão e a vida de entrega e comprometimento de um mestre de Capoeira. 
*A entrevista a seguir foi realizada em Maio de 2013 e é inédita e exclusiva do Blog Capoeira de Toda Maneira


(Maíra Gomes) - Quando o senhor foi convidado pelo Paulo a treinar no Terraço de Laranjeiras já tinha algum conhecimento sobre Capoeira? Como foi seu primeiro contato com ela?

(Mestre Gato) - Foi numa festa em Laranjeiras, onde rolou um desentendimento entre o Paulo e outro rapaz. Eles foram para a rua resolver a parada, seguidos pela galera da festa. Na hora da briga, Paulo venceu seu oponente com um golpe de capoeira que me impressionou. Soube então que aquilo era capoeira e  Paulo me convidou para visitar o treino. Somente conhecia capoeira através dos livros de Jorge Amado e estava atraído pela magia de seus personagens .


(Maíra Gomes) - Com que frequência vocês se encontravam para treinar?

(Mestre Gato) - Nos sábados à tarde. Mas a gente procurava outros contatos também. Eu pessoalmente, conheci um baiano formado do Mestre Bimba, meu colega de colégio, e dei alguns treinos com ele. Em Ipanema, onde eu morava, havia alguns alunos da capoeira de Sinhozinho e a gente trocava umas pernadas de vez em quando.

(Maíra Gomes) - Por que o apelido de Gato ? Quem sugeriu?

(Mestre Gato) - Talvez tenha sido o Rafael. Não sei se por causa da agilidade, ou porque bebia muito leite na casa da saudosa D. Altair, mãe dos irmãos Flores, que sempre nos recebia com amor e paciência.


(Maíra Gomes) - Como sua família reagiu ao seu envolvimento com a Capoeira?

(Mestre Gato) - Meu pai era um pernambucano das antigas e viu com curiosidade.


(Maíra Gomes) - Quais os momentos mais marcantes na sua caminhada de capoeirista?

(Mestre Gato) - Quando a gente venceu o torneio  do Berimbau de Ouro em 1967; Um jogo que fiz com o saudoso mestre Camisa Roxa, falecido no mês passado, nos idos de 1968; Jogar com Nestor no The Place, Londres, em 1972; Fazer workshops de capoeira em lugares diferentes como Honolulu, Bali, e tantas outras cidades na Europa e Estados Unidos, levando nossa cultura popular a esses lugares e me sentindo valorizado por essa contribuição.



(Maíra Gomes) - Conte um pouco sobre o Torneio Berimbau de Ouro do qual foi campeão:

(Mestre Gato) - Foi um evento organizado pelo Clube dos Amigos do Folclore, a ser realizado na Feira da Providência, que acontecia durante alguns dias ao longo da Lagoa, Jardim Botânico, em frente à Sociedade Hípica Brasileira, até o clube Piraquê. Para participar, o grupo tinha que se registrar no Registro civil de PJ e fizemos sob o nome de Grupo Senzala, os diretores eram Paulo, Rafael e Gilberto Flores e os sócios fundadores, além deles três, o Preguiça e eu. O torneio era aberto a todos os grupos/associações do Rio de Janeiro e constava de uma apresentação de grupo por 10 ou 15 minutos e de um jogo de uma dupla por 5 minutos. A apresentação da dupla tinha um peso maior que a do grupo e uma comissão de jurados daria notas para cada apresentação. O troféu seria conquistado pela associação/grupo que vencesse por 3 vezes consecutivas ou 5 alternadas. Nós vencemos por 3 vezes,em 1967, 1968 e 1969, conquistando assim o Berimbau de Ouro. Nas duas primeiras vezes a dupla foi o Preguiça e eu. Em 1969, os organizadores disseram que nós éramos considerados professores e outra dupla nos representou, o Borracha e o finado Mosquito, vencendo também.

 
(Maíra Gomes) - Qual a sua formação acadêmica?

(Mestre Gato) - Além de capoeirista, sou engenheiro civil, com mestrado e curso de doutoramento  em recursos hídricos.


(Maíra Gomes) - O senhor hoje vive de Capoeira? Já teve empregos em outras áreas?

(Mestre Gato) - Sempre vivi do meu trabalho como engenheiro de recursos hídricos. Já trabalhei como faz tudo de escritório (Office boy), estagiário de engenharia, professor universitário, engenheiro mergulhador, engenheiro de recursos hídricos e como professor de capoeira (desde 1967).


(Maíra Gomes) - O senhor é casado? Quantos filhos tem? Todos capoeiristas?

(Mestre Gato) - Casado desde 1970, dois filhos e uma filha, 4 netos, todos capoeiristas.


(Maíra Gomes) - O senhor acredita na viabilidade de uma unificação das graduações na Capoeira?

(Mestre Gato) - Sou de opinião que as escolas de capoeira são como escolas de samba, cada uma tem seu sistema e essa liberdade deve permanecer. É uma arte popular, não deve ser padronizada.


(Maíra Gomes) - O que a Capoeira representa na sua vida?

(Mestre Gato) - Fonte permanente de inspiração e amor à vida.

Contato:

https://www.facebook.com/MestreGato?fref=ts


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reunião de Mestres no IPHAN/RJ

O Encontro de Mestres de Capoeira do Rio de Janeiro promovido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ocorreu nos dias 14 e 21 de Maio, onde foram discutidas  providências necessárias para que a Capoeira possa de fato ter seu valor reconhecido.
O IPHAN irá trabalhar em cada estado de forma independente.  Em Minas Gerais, por exemplo, o processo já está mais adiantado.
A primeira reunião no Rio de Janeiro teve como objetivo a apresentação mútua: Explicar aos mestres o que é o IPHAN e  apresentar ao IPHAN quem são os mestres de Capoeira do Estado. Alguns pontos de concordância foram levantados, mas poderão ser modificados ou substituídos conforme os novos encontros forem acontecendo.
Na segunda reunião os Mestres se pronunciaram e fizeram revindicações legítimas. O que percebi é que os discursos estavam muito pautados no abandono que a Capoeira sofre desde sempre. Cansados de não receber a devida atenção do poder público, alguns mestres acabavam por confundir a função do IPHAN e no afã de corrigir as falhas cometidas contra a Capoeira, seus mestres e praticantes durante os últimos 400 anos, acabavam por se exaltar e exigir decisões a curto prazo.
Alguns pontos unânimes foram a necessidade da criação de um Centro de Referência da Capoeira, o resgate histórico da Capoeira do Rio de Janeiro, e a retomada do espaço público, com a criação de espaços destinados a roda de capoeira nas praças e parques (espaço plano, redondo, coberto e com banheiros). Foi muito discutida também a necessidade de criar políticas para cuidar dos mestres idosos, como plano de saúde e até aposentadoria.
O IPHAN vai atuar em cima das necessidades apontadas pela comunidade, para assim redigir uma carta de Salvaguarda a ser enviada para Brasília, da mesma maneira que vem sendo feito com outros bens registrados, como o Jongo, as Baianas de Acarajé e o Samba Carioca.  
O primeiro passo será a criação de um grupo de trabalho e a formação de um conselho de Mestres, a ser definido  por votação, para direcionar as ações.
Ainda não há confirmação de nova data para a próxima reunião, mas cogitou-se o segundo semestre desse ano.
Saiba mais sobre Patrimônio Imaterial.
Participe do Cadastro Nacional da Capoeira

As fotos do Encontro você confere na página do Blog no Facebook. Aproveita e curte a nossa página!



sexta-feira, 24 de maio de 2013

E aí, qual a boa do final de semana?

Confira os eventos e rodas desse final de semana. Axé!


Quinta a Domingo

Goiânia/GO


Sexta a Domingo

Oslo/Noruega


Cachoeiras de Macacu/RJ


Porto/Portugal


Sexta e Sábado

Paris/França



Sábado e Domingo

Goiânia/GO


Sábado

Rio de Janeiro/RJ




Domingo

Salvador/BA


Embu das Artes/SP


Niterói/RJ


Rio de Janeiro/RJ



Duque de Caxias/RJ


sexta-feira, 17 de maio de 2013

E aí, qual a boa do final de semana?

Contagem regressiva para o final de semana. Aproveitem os eventos  e boa vadiação!

Sexta a domingo

Sergipe


Lima/Peru



Sexta a Sábado

Varginha/MG



Montes Claros/MG



Sábado e Domingo

Taubaté/SP



Extrema/MG




Campinas/SP


Sábado

São Gonçalo/RJ


Caçapava/SP


Barueri/SP


São Paulo/SP


Domingo

Juiz de Fora/MG


Rio de Janeiro/RJ



Biritiba Mirim/SP


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alongamento deve ser feito antes e depois do treino




Foto: Internet
O alongamento é parte importante do treinamento da Capoeira. O Professor Naja fala sobre a necessidade de alongar antes e depois da aula, "Os alongamentos aumentam, ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da capoeira e eliminam a tensão, depois dos exercícios. São extremamente importantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc.", comenta.
O Professor também explica a maneira correta de alongar, " A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.", Finaliza.




Saiba os benefícios do alongamento:

Redução de tensões musculares; 
Relaxamento; 
Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis; 
Aumento do arco de maleabilidade; 
Prevenção de lesões; 
Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada; 
Ativa a circulação; 
Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo; 
Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.



Programa básico de alongamento do Professor Naja:



Em pé; 


· Segure um dos pés de encontro aos glúteos, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado. 
· Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fossem encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna. 
· Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas. 
· Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito. 
· Puxe o pescoço para o lado, alongando o Trapézio (músculo do pescoço). Troque o lado. 
· Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical. 
· Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado. 
· Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. 
· Estenda um braço à frente e com a outra mão puxe o braço estendido para dentro (em cima do peito), alongando o Deltoide (músculo do ombro). 
· Estenda um braço à frente com a palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás alongando o antebraço e Bíceps (músculo do muque). Troque o lado. 
· Estenda um braço com o dorso da mão voltado para frente. Com a outra mão, puxe os dedos para você, alongando o antebraço. Troque o lado. 



Sentado; 


· Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas). 



Deitado; 


· Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado. 
· Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna. 
· Segure cada posição por 20 segundos. 



sexta-feira, 10 de maio de 2013

E aí, qual a boa do final de semana?



O final de semana tá um luxo, Capoeira para todos os gostos.
No sábado começam  as celebrações pelo aniversário de 50 anos do Grupo Senzala, fique ligado na programação.

Domingo é Dia das Mães e fica aqui o meu parabéns a todas as Mamães de Capoeiristas e Mamães Capoeiristas.









Sexta a Domingo

Reino Unido




Torino/Itália


Sexta e Sábado

Rio de Janeiro/RJ



Sexta-Feira

Belo Horizonte/MG




Recife/PE


Sábado

Rio de Janeiro/RJ




Eugenópolis/MG


Cuiabá/MT


São Bernardo do Campo/SP



Você pode gostar