segunda-feira, 18 de junho de 2012

Você sabe o que tá cantando?

Dessa vez escolhi uma música que conta uma história comum aos negros que participaram da Guerra do Paraguai. Lá embaixo eu te conto a história.
A letra é do Rafael Castro da Silva*(Aluno do Mestrando Peixe Cru da Abadá). Eu encontrei gravações na voz do Mestre Barrão do Grupo Axé Capoeira e do Mestre Boa Voz da ABADÁ-Capoeira e optei por deixar as duas versões para que você posso ouvir a de sua preferência. 



                                                 Pelotão Humaitá

                                      (Caxias - Rafael Castro da Silva)

                                                         ♫♫ - Canta Mestre Barrão

                                                         ♫♫ - Canta Mestre Boa Voz


Seu senhor lhe jurou liberdade
Se ele fosse na guerra lutar
E o negro foi para o Paraguai
Se juntar ao pelotão Humaitá(1)

Sou eu, sou eu, Humaitá, sou eu
Sou eu, sou eu, Humaitá, sou eu


Solano Lopez(2) pretendia
O Mato Grosso conquistar
Mas o que ele não sabia é que Caxias(3)
Traria consigo Humaitá

Coro

Na batalha de Riachuelo(4)
O negro surpreendeu
Com rasteira e cabeçada
A vitória aconteceu


Coro

A  liberdade tão sonhada
o negro reconquistou
Celebrando à vitória
 Seu grito de guerra ecoou

Coro



Pra começar, ouço muita gente cantando "Maitá", ao invés de Humaitá. Eu confesso que antes de pegar a letra e procurar o fundamento histórico, engrossava o coro do "Maitá"...rs
Humaitá(1) era o nome de um forte Paraguaio que foi atacado pelos aliados(Tríplice Aliança composta por Argentina, Brasil e Uruguai), no entanto, na letra é mencionado um Pelotão Humaitá, sobre o qual não encontrei nenhum registro.
Francisco Solano Lopez(2) foi o presidente Paraguaio que ordenou a invasão do Mato Grosso, ação que deu início a Guerra do Paraguai em 1864. 
Duque de Caxias(3), patrono do exército brasileiro, foi comandante geral dos exércitos da Tríplice Aliança, responsável pelo treinamento e reorganização das tropas
A Batalha de Riachuelo(4) foi uma das mais importantes batalhas travadas durante a Guerra do Paraguai e ocorreu às margens do Arroio Riachuelo (um dos afluentes do Rio Paraguai).
Muitos negros foram chamados a servir nas forças armadas brasileiras e viram a chance de ter sua tão sonhada liberdade, assumindo então, o risco de morte que toda guerra traz.

* O registro da música foi feito nesse nome, a informação que eu tenho é que o apelido dele é Caxias, mas como eu não sabia a graduação do autor preferi não mencionar o apelido na autoria, como forma de respeito. Em 2006 ele era Graduado, hoje eu não sei. Você sabe? Me escreve e me conta? maira.xarazinha@gmail.com

Um comentário:

  1. muito bom irmão faz muito bem pela iniciativa
    ele era chamado Duque de Caxias,sobre seu comando as tropas foram reorganizadas e conquistou varias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869.Apesar de seu grande exito,a ultima batalha foi comandada pelo Conde D EU (genro de D.Pedro 2)
    axé irmão..

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar