segunda-feira, 26 de março de 2012

TUF Brasil- A polêmica interminável.

Imagem de divulgação
Rio de Janeiro, Brasil

Tenho lido muitas opiniões em sites, blogs e até nas redes sociais a respeito do UFC, vinda de Capoeiristas.

Não poderia deixar de falar sobre o tema, tendo em vista o espaço que o MMA conquistou na mídia e, por consequência, nas conversas entre amigos

Sou amante de lutas em geral. Sou capoeirista por uma questão de afinidade com o conjunto, o que não me impede de admirar as outras lutas.

Os capoeiristas que insistem em depreciar o MMA, alegando ser uma luta violenta, esquecem que a Capoeira sempre foi um "VALE-TUDO". Ou você vai me dizer que Capoeira tem regras preestabelecidas? O que existe é um "acordo de cavalheiros", que nem sempre é aplicado. Já vi gente sair da roda de Capoeira direto para o hospital e perder um órgão, já vi gente ser enterrada de cabeça no chão, ser jogada de quase dois metros de altura de costas no solo. Já vi muita grosseria em roda de Capoeira. É claro que não é o ideal, mas desde que nos propomos a participar de um espaço sem regras devemos estar prontos para tudo.

O suporte aos atletas torna o MMA uma luta com menos riscos do que a própria Capoeira

No MMA os atletas estão muito mais bem preparados. São como cavalos de corrida, super alimentados, cheios de suplementos, acompanhamento profissional, médicos de plantão, nutricionistas, fisioterapeutas e treinamento de ponta. E na roda de Capoeira? Muitas vezes o cara trabalhou o dia todo, mal teve tempo para uma refeição decente, mas chega na roda e faz o dele. No MMA os atletas se enfrentam por peso. Na Capoeira se enfrentam por coragem, não importa o tamanho do oponente, você compra o jogo e seja o que deus quiser. Além disso, na Capoeira muitas vezes é só amor, no MMA tem dinheiro, muito dinheiro.

O que compensa cada olho roxo, cada costela fissurada ou osso quebrado, além do dinheiro, é a fama e, além da fama, a satisfação da vitória, da supremacia sobre o oponente.

A Capoeira não perde nada com o crescimento do MMA no Brasil

O MMA pode ser uma boa oportunidade para que a Capoeira seja vista como luta. E não só como um balé, como muitos leigos pensam, pois, muitos dos atletas já praticaram ou praticam a nossa arte.

Quem leu minha matéria sobre a relação entre o MMA e a Capoeira, na Revista Praticando Capoeira nº44 ano II, pode constatar que muitos grandes atletas levam a Capoeira na bagagem.
Nessa primeira edição do TUF Brasil não é diferente. Temos o Delson Pé de Chumbo, de Teresópolis/RJ, que aliás, está na matéria que citei a cima.
Pé de Chumbo/ Imagem de divulgação

Capoeirista, Pé de Chumbo é o nosso representante no TUF e eu me orgulho disso. Espero que ele possa mostrar o sangue no olho que só a Capoeira dá. Porque cada um absorve da Capoeira aquilo que melhor lhe completa.

Não irá me surpreender em nada que outros participantes já tenham treinado Capoeira. E vou me orgulhar igualmente daqueles que possam  mostrar para o mundo que a Capoeira é técnica, agilidade, destreza e que pode ser tão boa nos chutes quanto o muay thai, tão eficiente nas quedas quanto o Judô e com um elemento a mais, a malandragem e o gingado que só a Capoeira está apta a ensinar.

Para as próximas edições torço para que tenhamos um representante como o Professor Barrãozinho, que usa os golpes da Capoeira nas suas lutas e tem conseguido excelentes resultados.

11 comentários:

  1. Dá um pouco de orgulho, ver Pé de Chumbo onde está. Quem acompanha a trajetória dele, e já teve a oportunidade de vê-lo jogando sua capoeira bonita, mesmo com esse corpo e a experiência em outras artes marciais. Parabéns Pé de Chumbo.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=d3PJ1iKQWGM&feature=player_embedded

    O mutante tbm é capoeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Instrutor, valeu pela sua contribuição, mas um pra gente torcer.

      Excluir
  3. A maioria dos capoeiristas que entram no MMA nâo falam que sâo Capoeiristas se direcionam para Jiu-Jitsu e Muay Thai isso é muito triste, o proprio Pe-de-chumbo como o Segio Morais, indepemdênte de serem campeôes de jiu-Jitsu sâo Capoeirstas e indiretamente eles mesmos nâo vestem a camisa e apos vencer uma luta fazem uma movimentaçâo de Capoeira qualquer (Martelo-Rodado) so pra dizer "Ai galera sou da Capoeira também" Uma hipocrisia sem tamanho, Cito vários capoeiristas hororrosos : Um tal de Fumaça (Jungle Fight perdeu um um minuto), Mestre Ary perdeu em dois minutos o proprio rafael Capoeira que entra como lutador de Jiu-Jitsu e esquece totalmente , esses Capoeiristas sâo vergonhosos, ruins e pior queimam o filme da nossa Arte. Os únicos que vestiram a camisa mesmo : Mestre Hulk e Lelo (Barrâozinho) Precisamos urgentemente que vALORIZAR A cAPOEIRA COMO lUTA mARCIAL PARA SER RESPEITADA TAMBÉM COMO TAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a sua opinião diverge muito da minha (e acho importante mostrar as diferentes opiniões sobre o assunto), vou aceitar o seu comentário, apesar da falta de identificação. Mas será a última vez.
      Uma discussão só pode ser feita de forma saudável, com o objetivo de promover o crescimento(proposta do Blog) se nós soubermos com quem estamos dialogando.
      Todos os seus comentários estão postados, mas se possível, identifique-se. Obrigada pela participação!

      Excluir
  4. Capoeiristas em geral PELAMORDEDEUS querem entrar no MMA : SE PREPAREM, SEJE UMA CAPOEIRISTA ADAPTADO AO RINGUE, VEJO INUMEROS CAPOEIRAS ENTRAREM COM ANOS E ANOS DE CAPOERIA COMA CAMISA "MUAY THAI" QUERENDO DAR COTOVELADAS , LOW KICKS, ESUQECENDO A MOVEMENTAÇÂO DIFERENCIADA DA CAPOEIRA (NÂO DIGO A GINGA)DIGO REFLEXOS APURADOS, TEMOS VISTOS ATLETAS USANDO MEIA-LUA E NOCAUTEANDO ADEVERSARIOS GENTE VALORIZEM A CAPOEIRA E PAREM DE QUEIMAR NOSSO FILME, SE A CAPOERIA FOSSE "AMERICANA"NAO SERIA TAO HUMILHADA ASSIM , DESCRENTE COMO ARTE MARCIAL , PEREMOS DE FILOSOFAR , PREPAREM CAPOEIRISTAS BONS, ADAPTADOS PARA O RINGUE, E QUE ENTREM E SAEM COMO cAPOEIRSA, CHEGA DE MUAY THAI, CHEGA DE APENAS JIU-JITSU SER TUDO NESSE ESPORTE!!!!!! PARA REFLETIR!!! ENQUANTO MESTRES E GRUPOS FICAM COM SUA VAIDADES E CAPOEIRA E CADA DIA MAIS IGNORADA COMO LUTA. PENSE NISSO!!UNIÂO

    ResponderExcluir
  5. Unico Grupo do mundo que trabalha seriamente para colocar a Capoeira com arte-marcial, e os atletas entran e saem do ringue como Capoeria e o Grupo Axe "Mestre Barrâo" : Paremos com a filosofia de Capoeria é tudo : Arte, cultura, amor, carinho e tb luta. Beleza nôs Capoeiristas guardemos em nossos coraçôes MAS DEVEMOS NÔS PREPARAR PARA LUTA TAMBÉM, LUTA MARCIAL, REAL, CHEGA DE LIGAR O CANAL COMBATE E VER O PESSOAL DESDENHAR DA NOSSA ARTE, DIZER QUE CAPOEIRA É O COMPLEMENTO DO COMPLEMENTO NO MMA, ISSO NÂO É REAL, CAPOEIRA É UMA DIFERENCIAÇÂO , UMA FORMA DE SURPRRENDER TOTALMENTE O ADVERSARIO, NOS PREPAREMOS MARCIALMENTE, DEIXEMOS A VAIDADE DE GRUPOS DE LADO, NAO ENTENDI NADA O "LELO" NAO TER ENTRADO NO TUF BRASIL, IAMOS COMEÇAS A VER A CAPOERIA REAL , VERDADEIRA, INDEPEMDENTE VENCER OU PERDER, PRECIMAOS DE CAPOERISTAS REAIS, CHEGA DE CAPOERISTAS QUE ENTRAM COMO CAMISA "MUAY THAI" JIU JITSU!! PELAMORDEDEUS GENTE ACORDEM !!CAPOERIA MERECE MAIS RESPEITO

    ResponderExcluir
  6. Acompanho o MMA há muitos anos. desde anos 80 mja naquela epoca grandes mestres como : Helio Gracie (Jiu Jitsu) sempre respeitavam a Capoeira como luta, pq existiam atletas que acreditavam na Capoeira, e hoje, eventos nacionais de MMA desde o Meca: Rafael Capoera, Mestre Fumaça, Mestre Ari, Cabo Jay, os caras entram no ringue e perdem em um minuto, fazem graça, pelamordedeus queimando nossa Arte, alguns pouquissimos que vencer pegam a "merda" do microfone e diz: Gostaria de agradecer meu professor de Jiu-Jitsu e Muay Thai pela vitoria !! Gente o cara nasceu, cresceu capoeira e na hora de enaltecer gala JIU-JITSU E MUAY THAI ISSO É HORRIVEL, TRISTE !! So tem Capoerista horroroso do MMMA, Salvando pucos : Lelo, Ossoduro, Mestre Hulk (que n~]ao luta mais) Precisamos preparar atletas que entrem adaptados , troca de base rapido sem gingua, meia-lua, martelos variados, movimentaçao capoeira ew principalmente que saem do ringue como Capoeiristas !! Chega de vaiadades, de enganaçâo, capoeria e luta emerece ser respeitada como tal !!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com alguns comentários aqui postados. A capoeira sobe e vence nos ringues não é de hoje, vamos recordar do nosso grande Mestre Bimba que subia no ringe e desafiava faixa preta, mestres e lutadores de qualquer arte marcial.
    Lutador de MMA,capoeirista, e principalmente brasileiro, comece a respeitar a Capoeira como ela merece. Arte-luta que lhe acolheu e lhe preparou não só pro rigue, mas pra vida.A Capoeira é multi-facetada, e dela você pode tirar tanto lições pra vida como para o combate,literalmente.Então caro lutador não a despreze, respeite seu Mestre que dedicou a vida na sua formação, e quando subir no ringue honre sua luta, tenho certeza que duas lições a Capoeira te ensinou; "Humildade e Gratidão".
    Anderson Silva, um dos melhores e mais humildes dos lutadores da história do MMA, disse em rede nacional que iniciou com a Capoeira na escola. Ta na hora de você capoeirista fazer sua parte.

    Ulisses Soares - Aranha
    Aluno e Discípulo de Mestre Tucano
    Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil
    Teresina- Piauí

    ResponderExcluir
  8. A CAPOEIRA É COMPLETA E FAZ A GALERA TREMER QUANDO ENTRA UM CAPOERISTA NO RING TEM SOCO CHUTES JOELHADAS QUEDAS COTOVELADAS E ENTRE OUTROS GOLPES QUE NO MMA NE SE QUER EXISTE. MUITOS JA CAIRAM COM MEIA - LUA NA CARA MAS É POUCO DIVULGADO. É HORA DOS GRANDES GRUPOS COMO ABADA, AVE-BRANCA, MUZENZA QUE TEM OS BOMBADÃO COLOCAR ELES NO MMA PRA TROCAR SOCO E NÃO BATER EM PESSOAS MENORES NAS RODAS. O MESTRE BARRÃO TA DETONANDO AGORA EU QUERO VER UM ALUNO DO MESTRE CAMISA NO MMA.

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar