Sábado eu estive no evento do Mestre Zezeu, em Niterói/RJ. Nessa ocasião, finalmente conheci o Mestre Polaco, aluno do Mestre Paraná, que vem contribuindo aqui no Blog com muito material.
Batemos um super papo, escutei histórias de grandes capoeiristas. Ainda não foi dessa vez que saiu nossa entrevista, porque é muita informação pra uma primeira oportunidade.
Assim que nos apresentamos ele me alertou: "Você precisa conhecer o Mestre Mário Buscapé".
Infelizmente, quando cheguei ele já não estava mais lá, espero ter outra oportunidade em breve.
Chegando em casa fui pesquisar mais sobre o Mestre para dividir tudo isso com vocês. Está aí, fiz meu dever de casa.
Mestre Mário Buscapé
Mestre Mário Buscapé/ Imagem do Google |
Nasceu em 17 de Julho de 1934, em São Francisco do Conde/BA.
Trabalhou na Agricultura e no Cultivo de cana de açúcar. Na Capoeira foi aluno de Mestre Dendê.
Serviu o exército aos 21 anos e em 1957 chegou ao Rio de Janeiro onde ministrou aulas.
Fundou a Associação Cultural Bonfim e juntamente com Mestre Paraná e Mestre Artur Emídio formou os três pilares da Capoeira no Rio de Janeiro.
Atualmente, vive na Bahia e continua na ativa apesar da idade avançada e do Câncer que enfrenta.
Quer contribuir com material para o Blog? Envie histórias, fotos, vídeos, cartazes de eventos para o meu e-mail.
Amanhã vou divulgar a promoção de 1 ano do Blog. Até lá!
Axé Camará!
Fontes:
Na foto de Mestre Mário Buscapé,atrás dele(de boné branco)Mestre Baianinho,exímio tocador de berimbau,participante ativo das famosas rodas de capoeira de Mestre Zé Pedro(nos idos de 1970.em Bonsucesso).Mestre Baianinho,hoje infelizmente em virtude de uma diabetes,teve sua perna direita amputada,mas aina pode ser encontrado,vez por outra à noite na Praça Eudoro Berlink em Bonsucesso.
ResponderExcluirEle chegou ao rio em 53 com 17 anos, 57 foi quando retornou a Bahia para servir o exército.
ResponderExcluirBom dia, amigos ! - Fui um dos alunos do Mestre Paraná, na cidade do Rio de Janeiro. Fui consagrado Mestre, juntamente com o Mestre Mintirinha, Polaco, Índio, Zé Roberto, Malhado, dentre muitos outros, Fomos batizados em rodas de capoeira, com os Mestres Mário buscapé, Artur Emídio, Leopoldina, Zé grande e Eraldo, da Academia Bonfim. Iniciei na capoeira quando tinha cerca de 8 anos de idade e convivemos com o Mestre Paraná e a sua Esposa Tia Maura, que nos tratava como Filhos. o meu apelido "CHUMBINHO" foi dado pelo Paraná quando, ao subir no muro da sua casa pra assistir ao treino, caí pro lado de dentro do seu quintal. Eu era meio gordinho e me esborrachei no chão. Infelizmente não tenho recordações por fotos pois as que eu tinha foram emprestadas a um amigo que nunca mais o vi e por enchente na casa da minha avó. Perdemos o Mestre POLACO no dia 04/10/2021. Um grande amigo e era o cara que afinava os nossos berimbaus. Foi muito bom ter contado esse meu relato, Forte abraço a todos os amigos capoeiristas. O meu contato é 98099-2291 também pelo zapp. Tenho 73 anos de idade.
ResponderExcluirFiquei muito triste com a partida de Mestre Polaco...ele já está fazendo muita falta. Muito obrigada pelo relato, Mestre Chumbinho.
Excluir