quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hoje é dia de foto!

Rio de Janeiro, Brasil

Hoje é quarta-feira e é dia de foto aqui no Blog



Barracão do Mestre waldemar ,no berimbau Mestre Traíra.
 1946-47/ Foto: Pierre Verger, 
Essa é uma daquelas imagens muito representativas, mas, infelizmente não sei quem são os jogadores, no entanto, a foto é quase poética de tão bonita. 

Se você souber quem são os jogadores, entrem em contato pelo meu e-mail.

Colaboração Artur Xavier.

Quer ver sua foto no Blog Capoeira de Toda Maneira, manda pra mim com seus dados.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma boa ação para o Natal!

Rio de Janeiro, Brasil


O mês de Dezembro está chegando e com ele o Natal. Apesar do apelo comercial que a data tem, não podemos esquecer que as crianças não tem essa consciência e que todas gostariam de ganhar um presente.


Infelizmente não podemos abraçar o mundo, mas podemos começar dando um natal melhor para aqueles que estão próximos.

Mestre Cid tem um trabalho social na Comunidade da Igrejinha em Niterói -RJ. As aulas de Capoeira gratuitas na comunidade são uma opção para aqueles que muitas vezes não tem nenhuma outra opção.

Alunos da comunidade da Igrejinha em NIterói/ Foto: Mestre Cid


Todos os anos temos festa no dia das crianças e esse ano  teremos uma festa de Natal.

Mestre Cid abriu inscrições na Comunidade, fotografou as crianças, anotou nome e idade e passou a pedir a ajuda de alunos e empresários para apadrinhar as crianças. A intenção é que todos tenham algo para abrir no dia 25, data escolhida para a festa.

Além dos presentes, cama elástica, pipoca e algodão doce, tudo gratuito para as crianças da comunidade.


Roda na Igrejinha, Niterói/RJ/ Foto: Mestre Cid

Homenagem feita pelos aluno para o Mestre Cid/ Foto: Mestre Cid

 O Blog Capoeira de toda maneira apoia essa iniciativa e propõe a nossos leitores que ajudem também a dar um natal mais feliz para essas crianças.

Alunos da Comunidade da Igrejinha, Niterói/RJ/ Foto: Mestre Cid

Aqueles que puderem serão bem vindos a participarem da festa como colaboradores, quem não puder, pode entrar em contato pelo meu e-mail  para disponibilizar sua doação.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Fim de semana tá aí, vamos aproveitar pra rever os amigos e vadiar bastante nas rodas e eventos de Capoeira.

Aproveitem!

Sexta, Sábado e Domingo

Reino Unido

Imagem de divulgação



Sexta-Feira

Chile
Imagem de divulgação






Espanha


Imagem de divulgação

Saquarema/RJ

20:00 hs - Roda no CT Terranossa Jaconé - Graduada Xica (Renata)
Local: Rua 17 com 87, Jaconé. Saquarema/RJ

Itália

20:00 hs - Roda de mês - Mestre Pelé -Centro Cultural Senzala
Local: Corso Tortona, 41. Torino/ Itália.]

Sábado

São Bernardo do Campo/SP

10:00 hs - 1º Evento de Capoeira Infantil do Lar Mamãe Clory - Capoeira Macungo
Local: Rua Francisco Visentainer, 438. Bairro Assunção. São Bernardo do Campo/SP
Organização: Contramestre Tupi
Supervisão: Mestre Jabuticaba

Bélgica

Imagem de divulgação

Angola

Imagem de divulgação

Domingo

São Gonçalo /RJ

10:00 hs - Roda em comemoração ao aniversário dos Mestres Bócka e Canela
Local: Clube Recreativo Trindade. São Gonçalo/RJ

15 :00 hs - Encontro Infantil e Troca de Graduações - Mestranda Kodak
Local: Rua Itaocara, 56. Trindade. São Gonçalo/RJ

Teresópolis/RJ

10:00 hs - Batizado e Troca de Cordéis - Ganga Zumbi -  Mestre Batata e Contramestre Cidinho
Local: Sesc - Av Delfim Moreira, 749. Várzea, Centro. Teresópolis/RJ

Cotia /SP

11:00 hs - Batizado e Troca de cordas - Baluarte Capoeira
Local: SESI Granja Viana, Cotia São Paulo

Cubatão/SP

14:00 hs - 1º Encontro Cubatense de Capoeira Feminina - Grupo de Capoeira Brasil Suiça
Local: Escola Municipal Elza dos Santos
Organização: Coxinha e Narizinho
Coordenação: Mestre Cabrito



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bimba é bamba!

Rio de Janeiro, Brasil

Em 23 de Novembro de 1900 nascia Mestre Bimba. Em homenagem a data de hoje fiz uma postagem especial com algumas indicações de materiais sobre o mestre.


Imagem do Google


O vídeo abaixo é um trecho do documentário Francês, gravado na Academia de Mestre Bimba, no ano de 1963. Infelizmente não tem legendas, mas as imagens já valem o seu tempo.


Minha indicação de CD não podia ser outra senão o CD do Mestre Bimba. Lançado originalmente em LP.


Imagem de divulgação

Link do CD do Mestre Bimba pra  baixar. Sempre que possível o ideal é comprar o CD original, mas, nem sempre a gente encontra esse material com facilidade.

Recomendo a todos que assistam ao documentário Mestre Bimba a Capoeira Iluminada. É  baseado no livro Mestre Bimba - Corpo de Mandinga  do Muniz Sodré (Americano). Com o depoimento de diversos mestres, historiadores, as numerosas esposas de "Seu Bimba" e alguns filhos. É realmente imperdível. Optei por não colocar o link, porque não sei que complicações jurídicas isso poderia acarretar, mas com uma busca vocês encontram. 

Imagem de divulgação

Para quem quiser homenagear Mestre Bimba nas redes sociais:

Imagem de arquivo pessoal
Imagem de arquivo pessoal


terça-feira, 22 de novembro de 2011

A nova edição da Revista Praticando Capoeira

Imagem de divugação

Rio de Janeiro, Brasil


Quarta-feira a nova edição da Revista Praticando Capoeira chega às bancas do Rio de Janeiro e São Paulo. Os outros estados desse nosso Brasilzão vão receber seus lotes até o final da próxima semana. Pra quem não aguenta de curiosidade, a revista já está disponível na loja SDOBRADO.

Vou começar falando da Capa:

Fizemos a cobertura do Festival Internacional da Arte Capoeira e Mundial da ABADÁ, que aconteceu no Rio de Janeiro no mês de Agosto.

Tem também uma entrevista com o Mestre Camisa. O que posso dizer sobre a entrevista? Eu sou super suspeita, mas na minha opinião o Mestre Camisa estava muito a vontade e por isso esta é uma das melhores entrevistas dele. Quero ouvir a opinião de vocês depois.

Cobrimos o Festival Vadiação do Grupo Senzala, que foi uma das coisas mais bacanas que eu já vi em termos de vibe e emoção.  Foi uma grande homenagem ao Mestre Peixinho. E depois de ter essa experiência quero estar em todas as edições.

A décima edição do Encontro Internacional de Capoeira e a Copa Aberta de Capoeira do Grupo Herança Cultural, também estão nas nossas páginas. Além de muita Capoeira, uma produção artística linda de se ver.

Mestre Kaco, Mestre Franja e o Mestrando Buiú agora fazem parte do mesmo Grupo, entenda como aconteceu a fusão da Rede Anca. Será essa uma nova tendência para os Grupos de Capoeira, a fusão?

Mestre Plínio está na nossa seção Angoleiro, Sim senhor!, e nos contou como nasceu o Centro de Capoeira Angola, que tem o mesmo nome da nossa seção.

Monitora Pakyta é nossa entrevistada na seção Na roda com a mulher, a Portuguesa do Grupo Muzenza, que venceu o mais recente Campeonato Mundial do grupo, aqui no Brasil.

Além de tudo isso, temos depoimentos de mestres e contramestres sobre as dificuldades enfrentadas no exterior. A Pauta foi sugerida pelo Mestre Canhão - Capoeira Lembrança negra.

Esta edição da Revista está muito variada, assim como a proposta aqui do Blog, tem Capoeira de toda maneira. 

E tem até Capoeira no MMA. Contamos um pouco da história desse esporte, conversamos com  lutadores que estão fazendo carreira na modalidade  e que tem a Capoeira no currículo. Pé de Chumbo, Professor Barrãozinho, Instrutor Osso Duro, Pedro Rizzo, Rafael "Sapo" Natal e André Gusmão são os entrevistados dessa matéria.

E pra você sentir o gostinho vou postar vídeos das lutas dos nossos entrevistados. Depois você vai correndo nas bancas e pede pro seu Jornaleiro reservar a sua Revista Praticando Capoeira. 


Delson Pé de Chumbo Vs Jorge Patino Macaco


Marcus Lelo - Professor Barrãozinho Vs Jose Cornejo



Marcus Vinicios -Instrutor Osso duro Vs Dave Pocson


Andre Gusmão Vs Kaszov


Pedro Rizzo Vs Gary Goodridge 


Rafael "Sapo" Natal Vs Travis Lutter


É isso, uma boa leitura pra vocês!


domingo, 20 de novembro de 2011

A morte de Zumbi e o Dia da Consciência negra.

Rio de Janeiro, Brasil

A lei 10.639 

O Dia da Consciência Negra foi criado pela lei 10.639. A lei visa estabelecer o ensino da história e cultura  Negra em nossas escolas. 
Um resgate histórico para que todos conheçam melhor sua origem.

No entanto, temas como racismo, raça, etnia, etnocentrismo e discriminação racial, foram banidos das discussões escolares para amenizar preconceitos. 

A história do negro em nosso país é cercada de dor, sofrimento e resistência. Uma busca pela liberdade, pelo direito de ter uma religião, de orgulhar-se de ser negro e principalmente de igualdade em direitos e deveres.

A data escolhida para celebrar este dia não poderia ter mais significado. Em 20 de Novembro de 1695 morria Zumbi, o negro livre, que escolheu ser guerreiro para garantir que todos os outros negros também fossem livres. 

Zumbi - Um breve histórico.


Imagem do Google

Foi encontrado em uma expedição a Palmares no ano de 1655, ainda recém nascido foi dado ao Padre português Antônio Mello

O Padre descobriu cedo o que todos iriam saber mais tarde. Francisco, nome que recebeu do padre, era muito inteligente, tão inteligente quanto poucos , negros ou brancos.

Aprendeu Religião, Português e Latim e aos dez anos de idade tornou-se coroinha. Porém, aos 15 anos, certo da luta que precisaria travar, Francisco fugiu para o Quilombo dos Palmares. Lá adotou o nome de Zumbi, que na língua Afro quer dizer guerreiro.

Para resumir a história, em pouco tempo Zumbi passou a general de armas. Naquela época Ganga Zumba era o chefe supremo de Palmares, mas após ele estabelecer um acordo com as autoridades da época e deixar Palmares, Zumbi assume o lugar de Líder. 

Muitas lutas foram travadas com o objetivo de extinguir Palmares e principalmente de matar Zumbi, até que em 1695 Zumbi foi assassinado e tratado como exemplo para outros rebeldes. Com 15 ferimentos a bala e outras dezenas de ferimentos por arma branca. 
Teve a cabeça decepada e exposta em local público da cidade de Recife. Foi castrado e teve o pênis colocado em sua boca.

Um símbolo da resistência negra, o guerreiro livre que batalhou pelo direito de liberdade de seus irmãos. Que usou sua inteligência para beneficiar seus iguais. E que lutou até a morte, para garantir que sua causa nunca fosse esquecida.

O resgate do orgulho negro

Durante todo o período de escravidão no Brasil ser negro foi sinônimo de ser sujo, feio, pobre, menor. E é essa cultura enraizada que nós herdamos.

Expressões como "Amanhã é dia de branco" - dia de trabalho, "Inveja branca"- inveja boa, "Preto de alma branca" - aquele que sabe se comportar bem, mesmo sendo negro, "Serviço de preto" - serviço mal feito, são essas frases que depreciam o negro além de tantas outras piadas racistas. 

O próprio negro passou a ter preconceito contra o negro. Está embutido em nosso pensamento que negros, são pobres e ou marginais. Em trecho da música de Caetano Veloso e Gilberto Gil - Haiti, podemos perceber exatamente o que quero dizer:


"Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados

(..)

111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos"



Dessa maneira, muitos grupos de resistência vem tentando resgatar o orgulho de ser negro. Tendo ou não a pele escura, pois em nosso país a miscigenação fez a mistura mais linda de se ver...cabelos, peles e traços não são necessariamente condizentes com sua raiz. Aqui com traços ou não, com mais ou menos melanina, somos todos afrodescendentes e devemos nos orgulhar da luta de nossos ancestrais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Listinha com o melhor da Capoeiragem pelo mundo, confere aí:

Quer ver seu evento aqui? Manda para o meu e-mail.

Sexta- feira e Sábado:

São Paulo/SP

Imagem de divulgação

Sexta-feira:

Rio de Janeiro/RJ

18h30 - Batizado de Capoeira e Entrega de graduações - Maltas RJ - Mestra Borboleta
Local: Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro
Rua da Lapa, 86. Lapa RJ

18h30 - Vadiação Mensal ACIMBA
Local: Rua Leandro Martins, 10. Centro(Final da Rua Uruguaiana com Rua Acre)

19 h - Roda de mês do Monitor Tauros - Terranossa Capoeira
Local: Associação Vila Brasil - Magalhães Bastos

Sábado e Domingo:

Itália

Celebração pelo dia da Consciência Negra e Estágio com Contramestre Chão
Capoeira Senzala  - Mestre Pelé 
Sábado e domingo a partir das 10 h
Local: Palestra Guastalla - Via Guastalla, 26 Bis Tourino
Informações: 3468946880 / 3465688333 / 3487230920 /3773018427 / 3206319303
Capoeirasenzala@hotmail.com/senzalatorino@hotmail.it/ www.torinocapoeira.it

Sábado:

México

14h30 - Curso para fabricação de caxixis - Grupo Ilê Capoeira Angola
Professor Faustão Angola
Investimento: $100.00 (Inclui todo o material e aula de ritmo)
Local: Parque Mariscal Sucre. México

São Gonçalo/RJ

Imagem de divulgação

15 h - Encontro de Capoeiras - Batizado, Troca de cordas e Formatura - Associação Iê Capoeira
Realização Mestre Canela e equipe
Local: SEST/SENAT - Tribobó - São Gonçalo - Rodovia Amaral Peixoto, Km 10

Barra do Piraí/RJ

16 h - Sensacional roda entre amigos - Senzala Arteviva
Local : Praça Nilo Peçanha. Centro. Barra do Piraí

Domingo:

São Paulo/SP 

Imagem de divulgação

10 h - Oficina de Berimbau
11 h - Curso com Contramestre André
12 h - Vivência com Mestre Quintino e Roda, Samba de Roda, Capoeira Show
Local: Rua Piemonte da Borborema. Vila Nova das Belezas. São Paulo. SP
Investimento: R$ 50

Rio de Janeiro/RJ

10 h - Batizado e troca de cordéis - Associação de Capoeira Raízes
Local: Casa de Viseu - Rua Carlos Chambelland,40. Vicente de Carvalho/ RJ

Belo Horizonte/MG

17 h - Homenagem ao dia da Consciência Negra - Terreiro do Brasil
Roda Livre, Samba de Roda e Puxada de Rede
Local: Sede do Centro Cultural de Capoeira Terreiro do Brasil - Rua 13 de Setembro,230. Belo Horizonte/MG

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Hoje é dia de foto e é foto de Seu Bimba


Rio de Janeiro, Brasil

Continuando as comemorações pelo mês de aniversário de Mestre Bimba, mais uma foto do Criador da Regional.

Mestre Bimba tocando no barracão do Mestre Waldemar/Imagem do Google


Caso alguém tenha mais informações sobre a foto, favor entrar em contato por e-mail

domingo, 13 de novembro de 2011

Há 30 anos Mestre Pastinha foi jogar sua Capoeira no céu

Rio de Janeiro, Brasil

Inspiração de muitas cantigas de nossas rodas, a morte de Mestre Pastinha abalou a todos, mestres, alunos e apreciadores da nossa arte.
Toda Bahia Chorou
(Boa Voz)
Toda Bahia chorou
Toda Bahia chorou
No dia em que a capoeira de angola
Perdeu seu protetor
Mestre Pastinha foi embora
Oxalá quem o leveou
Lá pras terras de aruanda
Mas ninguém se conformou
Chorou general, menino
Chorou mocinha, doutor
Preta velha, feiticeira
Ogãns e Babalaô
Berimbau tocou Iuna
Um toque triste de morte
E a capoeira foi jogada
Ao som da triste canção
Da boca do mandingueiro
De dentro do coração
E não houve na Bahia
Quem não cantasse esse refrão

Iê, vai lá menino
Mostra o que o mestre ensinou
Mostra que arrancaram a planta
Mas a semente brotou
E se for bem cultivada
Dará bom fruto e bela flor

Uma história fascinante do menino franzino que aprendeu Capoeira pra se defender, mas suas histórias se misturaram de tal forma que falar de Capoeira e não falar de Mestre Pastinha é no mínimo cometer uma gafe, para não dizer coisa pior. Seu Pastinha era ( e ainda é) a própria Capoeira.

Principal responsável por manter as tradições da Capoeira Angola em meio ao encantamento que a Regional de Seu Bimba causava, Mestre Pastinha mostrou ao mundo o que aprendeu com o Mestre Benedito e que a vida se encarregou de aperfeiçoar.

 Sua missão era manter viva a essência e a tradição, e ele o fez com maestria. É claro que a Capoeira conheceu outros grandes Mestres, como Waldemar, Cobrinha Verde, entre outros. Mas o que tornou Mestre Pastinha um ícone da Capoeira Angola?
Ele institui um modelo que perdura até hoje entre Angoleiros de todas as partes. Ele acreditou que a Capoeira poderia mais e para isso era preciso organizar.

Mesmo sendo responsável pelo crescimento da Capoeira Angola, Mestre Pastinha viveu momentos miseráveis até sua morte. Grande articulador de pensamentos, amargou uma cegueira, que não o impediu de "ver". Recentemente ouvi um relato do Mestre Claudio Danadinho (Grupo Senzala) sobre uma vez em que esteve na Academia de Mestre Pastinha. Mestre Claudio Danadinho jogava descalço, pois não conhecia as regras de jogar sempre calçado e de camisa nas rodas de Mestre Pastinha. O anfitrião já estava cego, mas isso não o impediu de saber que havia alguém jogando descalço na roda, ele parou o jogo e disse o que todos já sabiam, "tem alguém jogando descalço". Mestre Claudio Danadinho se acusou, mas ouviu do Mestre que errados estavam seus alunos, que não ensinaram ao visitante as regras da casa.

O fim de sua vida foi marcado por traições, o Governo lhe tomou a Academia, sua principal fonte de renda, e transformou-a em restaurante, deixando a míngua o Mestre a quem eles tanto exploraram em fotografias, eventos e apresentações.  

Jorge Amado, amigo de todas as horas, e alguns poucos amigos ajudavam a manter as necessidades básicas de alimentação e moradia. Ainda assim, ele acreditava que teria sua academia de volta, afinal disseram que era só uma reforma no velho prédio.

Até sua condição de mestre foi contestada pela imprensa. Uma covardia imensa contra aquele que mesmo cego jogava Capoeira. E ele devolveu na mesma moeda, quando declarou ao jornal A Tarde ser sabedor da sua condição "Engraçada a vida. A fama chegou pra mim(..) No principio sentia uma vaidade e pensava: formidável, todos falam de mim, um mulatinho filho de escravo. Terrível é descobrir que tudo isso é falso. A única coisa real foi a Capoeira."

Passou seus últimos dias no asilo Dom Pedro II, pois sua companheira vivia do Acarajé que vendia e não conseguia tempo para manter os cuidados, nem dinheiro suficiente para comprar seus remédios. Lá ele morreu.

Abaixo um vídeo onde o próprio Mestre conta parte de sua história.



Imagens do Google

sábado, 12 de novembro de 2011

Continuando nossa homenagem ao Mestre Pastinha...

Rio de Janeiro, Brasil

Hoje teremos fotos, e quem não gosta de fotos?!

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mestre Pastinha

Rio de Janeiro, Brasil

Em 13 de Novembro de 1981 morreu Mestre Pastinha e esse fim de semana será em homenagem a ele.

Cada dia uma postagem referente a vida do grande mestre.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas frases do Mestre Pastinha.




Imagem do Google


"Tudo o que eu penso da Capoeira, um dia escrevi naquele quadro que está na porta da Academia. Em cima, só estas três palavras: Angola, capoeira, mãe. E embaixo, o pensamento: 'Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista'."

"Capoeira de Angola só pode ser ensinada sem forçar a naturalidade da pessoa, o negócio é aproveitar os gestos livres e próprios de cada qual. Ninguém luta do meu jeito mas no jeito deles há toda a sabedoria que aprendi. Cada um é cada um (...). Não se pode esquecer do berimbau. Berimbau é o primitivo mestre. Ensina pelo som. Dá vibração e ginga ao corpo da gente. O conjunto da percussão com o berimbau não é arranjo moderno não, é coisa dos princípios. Bom capoeirista, além de jogar, deve saber tocar berimbau e cantar. E jogar precisa ser jogado sem sujar a roupa, sem tocar no chão com o corpo. Quando eu jogo, até pensam que o velho está bêbado, porque fico todo mole e desengonçado, parecendo que vou cair. Mas ninguém ainda me botou no chão, nem vai botar (...)"

"capoeirista é um gênio, Capoeira é sobre tudo muita intuição, vem do subconsciente".

"A chamada é uma filosofia do angoleiro, é a malícia do angoleiro. Porque hoje a humanidade se preocupa em ficar forte, em fazer artes marciais, em ficar atleta para jogar capoeira. A capoeira não depende disso, a capoeira depende da técnica, malícia e sagacidade. Quando o camarada está muito brabo dentro da roda, quer bater, quer pisar eu chamo ele. Ele vai entender do jeito que souber pois a violência do angoleiro não está em dar rasteira, nem pontapé, nem murro. A malícia do angoleiro está realmente nas chamadas". 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Como já é de costume aqui no Blog, montei um mini calendário com as rodas e eventos em destaque esse fim de semana. Aprecie sem moderação, Capoeira nunca é demais!

Sexta, Sábado e Domingo: 

Rio de Janeiro - RJ

30ª Homenagem Póstuma a Mestre Pastinha

Programação:

Sexta

18h30 - Credenciamento e abertura do Evento(Exposição fotográfica e de vídeos e Coquetel)
Local: Av Marechal Floreano,42, Sobrado.(Esquina com Rua dos Andradas)

Sábado

09h10 - Oficina de dança Afro
10h12 - Oficina de movimentos de Capoeira Angola
14h17 - Oficina de ritmo e música na Capoeira Angola
17h20 - Roda para participantes do evento e convidados

Local: Av Marechal Floreano,42, Sobrado.(Esquina com Rua dos Andradas)

Domingo

13 h - Mesa redonda -  "A Capoeira Angola de Pastinha e seu legado no Rio de Janeiro"
Integrantes da Mesa: Maurício Barros de Castro (Historiador/Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Antônio Pires Liberac (Historiador/ Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Mestres convidados.

Local: Av Marechal Floreano,42, Sobrado.(Esquina com Rua dos Andradas)

16h30 - Missa - roda da 30ª Homenagem Póstuma a Mestre Pastinha
Local: Rua Uruguaiana em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Pretos

Informações:

Imagem de divulgação

Sexta e Sábado:


Macapá - AP


II Seminário e III Batizado e Troca de cordas - FAMA - Raízes do Brasil

Programação:

Sexta-Feira


Local: Auditório da Faculdade de Macapá


17 h - Credenciamento

18 h - Palestras

20 h - Aulão para acadêmicos de Educação Física

20h45 - Roda de Capoeira

Sábado

Local: Quadra da Escola Conexão Aquarela

09 h - abertura do evento

09h10 - Apresentação Cultural

09h25  - Batizado

10h00  - Apresentação Cultural

10h10 - Troca de Cordas

11 h - Encerramento

Acadêmicos:

Investimento: R$ 10,00

Carga Horária: 08 Horas

Coordenação Amapá: Monitor Passarinho e Margarida

Contatos: 96. 9143 9196


Imagem de divulgação

Sábado (12/11)

Angra dos Reis - RJ

14 h - Cultura  e Cidadania Senz-Aliados - Centro Cultural Senzala
Local: Praça Zumbi dos Palmares. Angra dos Reis/RJ
Realização e Organização: Mestre Abutre

Imagem de divulgação
Rio de Janeiro - RJ

19 h - Roda de Mês do Professor Minhoca - Capoeira Terranossa
Local: Rua Iere, 23. Vicente de Carvalho/RJ

Domingo (13/11)


Saquarema - RJ


9 h - 1º Capoeira para todos - GICAP
Local: Saquarema Futebol Clube. Centro- Saquarema/RJ
Realização: Estagiário Parente, Pimenta e Kika
Supervisão: Mestre Cavalo

Imagem de divulgação

17 h - Aulão de maculelê - Terranossa Capoeira
Local: IV Feira Cultural de Saquarema - Praça Oscar de Macedo Soares
Graduada Renata

Imagem de divulgação

Você pode gostar