sábado, 26 de março de 2011

Nossa História - Mandingueiro era Manduca da Praia

Imagem do Google

Rio de Janeiro, Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, Manduca da Praia é um dos personagens mais cantados nas rodas e mesmo assim existe pouca informação a seu respeito. 

Não se sabe ao certo quando nasceu, mas que viveu aproximadamente em 1850, época em que as ruas eram das Maltas (As maltas cariocas eram formadas não só por negros e a "ralé" das ruas, mas também militares de todas as patentes,marujos estrangeiros que tinham abandonado seus navios). 

Manduca por sua vez não se misturava as maltas, pois dizia que atrapalharia seus negócios na banca de peixe da qual era dono.

Era capoeira destemido e temido por seus contemporâneos com 27 processos por lesão corporal. Fazia segurança de pessoas influentes, políticos em sua maioria, que conseguiram a absolvição para  Manduca de todas as acusações.

Hábil com a navalha, com o punhal e também o Petropolis(uma comprida bengala feita de madeira de lei). Com pinta de malandro, bem vestido e vaidoso, Manduca da Praia era branco de cabelos e barba ruivos. Não se sabe como morreu e nem seu verdadeiro nome, mas o que sabemos é que Manduca da Praia foi um dos maiores capoeiristas de sua época. Certa vez, foi desafiado por um deputado Português de nome Santana, para uma espécie de luta livre, Manduca da Praia impressionou seu oponente com sua destreza e habilidade, dizem que os dois tornaram-se grandes amigos após a luta.

Fonte:

("Manduca da praia, violência, poder, dinheiro e valentia". Revista Capoeira nº3. São Paulo, set/out 1993).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar