terça-feira, 18 de setembro de 2012

Formatura do Mestre Chacal

O XI Encontro Nacional de Capoeira em Belford Roxo começou na sexta-feira com aulão e roda. No sábado houve um ciclo de palestras e cursos. A formatura do Mestre Chacal aconteceu no domingo, e contou com um conselho de mestres para prestigiar esse importante momento na caminhada do Mestre Chacal - ONG UBADAC( União Belforroxense de apoio e desenvolvimento da arte e cultura brasileira).
Infelizmente não consigo estar em todos os lugares que gostaria, mas apesar de não ter presenciado a formatura, posso dizer, mesmo sendo clichê, que "quem tem amigos tem tudo!"
Como eu não podia deixar de falar sobre esse evento, escalei a Monitora Disposição(Capoeira Terranossa) para representar o Blog e contar pra vocês os detalhes dessa festa.
Aproveito pra dizer, que as palavras da Monitora refletem inteiramente a minha opinião. Parabéns Mestre! E Monitora, muito obrigada por sua ajuda!

XI Encontro Nacional de Capoeira

Por Monitora Disposição
Raquel Disposição Terranossa
Hoje recebi um pedido especial da minha amiga, a jornalista, capoeira e dona deste Blog, Maíra Gomes: Falar um pouquinho sobre a formatura do Mestre Chacal, no XI Encontro Nacional de Capoeira em Belford Roxo (realização ONG UBADAC).
Infelizmente eu não tive a oportunidade de estar nos 3 dias de evento, mas pude prestigiar este momento da formatura. E foi uma grande festa, do jeito que o Mestre Chacal merece.
Pessoa querida e reconhecida no meio da capoeira, sua nova graduação teve o aval de mais de 50 mestres, além da presença de muitos mestrandos, professores, instrutores e alunos, graduados ou não, que foram até Belford Roxo participar desse importante momento.
Eu não sou escritora, muito menos jornalista, e o máximo que posso fazer é compartilhar com vocês as minhas impressões. 
E o que eu vi foi muita capoeira (havia 5 rodas acontecendo simultaneamente), muitos bons capoeiras jogando num clima de festa e amizade.
O que eu vi foi emoção na homenagem prestada por seus alunos, que deram ao Mestre um lindo anel de formatura.
O que eu vi foram grandes nomes da capoeiragem reunidos.
O que eu vi foi jogo bonito.
O que eu vi foi uma grande festa.
Particularmente, (e aqui me dou a liberdade de expressar minha opinião!), eu acredito que um Mestre é fruto de uma longa caminhada, de muito trabalho, e de reconhecimento da comunidade da capoeira.
Uma corda na cintura não faz um Mestre.O tempo faz.A sabedoria faz.A postura faz.
E o Mestre Chacal tem tudo isso. Por isso este grande reconhecimento. Por isso tantos Mestres presentes. Por isso, o carinho dos alunos. Por isso, uma festa tão bonita.
E, me aproveitando do espaço como “colunista convidada”, rs, quero registrar aqui meu carinho e admiração por este Mestre. Ele sabe disso, mas é bom poder falar num blog com alcance internacional: PARABÉNS, MESTRE CHACAL! Que a caminhada seja sempre de Luz!


  • há 4 horas

Um comentário:

  1. Foi um prazer participar, Maíra!
    Que esta parceria possa crescer e dar bons frutos!
    Foi um prazer enorme colaborar, ainda mais falando de um momento tão importante na vida de uma pessoa que me é tão querida!!

    Bjs e mais uma vez, obrigada pelo convite!!

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar