quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hoje é dia de foto, foto em homenagem ao Grande Mestre Peixinho

Rio de Janeiro, Brasil

1 ano de falecimento do Mestre Peixinho


O ano passado deixou muitas cicatrizes. Muitos mestres nos deixaram, entre eles Mestre Peixinho.

A homenagem de hoje vem nas palavras de Mestre Toni Vargas, com quem conversei na ocasião do falecimento do mestre.


Mestre Peixinho/ Imagem de arquivo pessoal


"Em nenhum momento ele escolhe uma coisa na Capoeira que fosse mais fácil ou mais interessante. Ele procura sempre ver a Capoeira como um todo. Mostrar pra gente que a dificuldade era nossa se a gente não tava conseguindo compreender a Capoeira como um todo. Mas ele não gostava que segmentasse a Capoeira."
 "O mestre ele tinha um olhar sobre tudo que era muito perspicaz, um olhar cirúrgico sobre as coisas, ele era um detalhista assim, doente. Eu era dos que mais apanhava com isso, mas, por outro lado ele sabia muito bem compreender as diferenças e isso é uma característica que eu acho que foi uma grande contribuição dele (...). Ele é aquele que corrigia na gente um milímetro, 'não, um pouquinho mais pra cá o pé, vai dar uma diferença que ao longo do tempo na sua aprendizagem técnica vai ser muito grande' e era verdade. "
" Uma pessoa absolutamente honesta, absolutamente limpa e com um grande potencial de compreender as diferenças. Eu nunca ouvi meu mestre dizendo que alguém era ruim de Capoeira, dizendo que algum grupo era ruim. Se a gente falava, ele falava 'não é ruim, é diferente, mas tem umas coisas legais. Eu não gosto muito assim, eu faço diferente, mas é legal que eles façam'. Ele incentivava a diversidade."
 " É fundamental que todo mundo saiba que, mesmo que a gente quisesse muito, não há substituto para o Mestre Peixinho, ele é insubstituível. Ninguém vai poder dar a aula do Mestre Peixinho, isso é impossível, porque uma aula não é uma reunião de técnicas, uma aula tem a ver com energia, com alma. Mestre Peixinho era capaz de te ensinar várias coisas sem te falar nada, ele era capaz de te dar uma bronca com um olhar e ao mesmo tempo te dar mil abraços com o mesmo olhar.
Mestre Toni Vargas sobre Mestre Peixinho


Um comentário:

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar