sábado, 31 de março de 2012

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Infelizmente esse final de semana não consegui fazer a postagem do calendário de eventos na Sexta-Feira. Estou com um problema no computador e só Deus sabe como está sendo fazer essa postagem em meia página. Enfim, mais tarde eu vou capoeirar e esqueço esse pequeno contratempo. 

Axé Camará!

Sábado

Niterói/RJ

Imagem de divulgação

São Gonçalo/RJ

Imagem de divulgação

São Paulo/SP

Imagem de divulgação

Araruama/RJ

Imagem de divulgação

Domingo

Rio de Janeiro/RJ

Imagem de divulgação


Atibaia/SP
Imagem de divulgação

quarta-feira, 28 de março de 2012

Hoje é dia de foto e é foto do aniversariante do dia!

Rio de Janeiro, Brasil

Hoje é aniversário do meu mestre, Mestre Cid, e eu não podia deixar de homenageá-lo.

Para quem ainda não leu, na seção de entrevistas aqui do blog tem uma compilação de duas entrevistas que eu fiz com ele. Depois de ler vocês entenderão o motivo de tantas homenagens para esse ser humano incrível, com o coração do tamanho do mundo e de quem me orgulho imensamente.

Mestre Cid jogando Capoeira na pedra, Cachoeira do Tinguí/ Foto: Maíra Gomes


Essa foto eu tirei no 5º Saquá Beach em Saquarema e a pedra onde está rolando o jogo é na Cachoeira do Tinguí. Esta é a  prova de que não importa quantas adversidades a vida vai lhe impor, ele sempre seguirá em frente!

A roda, aniversário de capoeirista tem que ter roda, será no sábado, onde reunirá os alunos e amigos. 

Sejam bem vindos e tragam seu Axé!

Imagem de divulgação


segunda-feira, 26 de março de 2012

TUF Brasil- A polêmica interminável.

Imagem de divulgação
Rio de Janeiro, Brasil

Tenho lido muitas opiniões em sites, blogs e até nas redes sociais a respeito do UFC, vinda de Capoeiristas.

Não poderia deixar de falar sobre o tema, tendo em vista o espaço que o MMA conquistou na mídia e, por consequência, nas conversas entre amigos

Sou amante de lutas em geral. Sou capoeirista por uma questão de afinidade com o conjunto, o que não me impede de admirar as outras lutas.

Os capoeiristas que insistem em depreciar o MMA, alegando ser uma luta violenta, esquecem que a Capoeira sempre foi um "VALE-TUDO". Ou você vai me dizer que Capoeira tem regras preestabelecidas? O que existe é um "acordo de cavalheiros", que nem sempre é aplicado. Já vi gente sair da roda de Capoeira direto para o hospital e perder um órgão, já vi gente ser enterrada de cabeça no chão, ser jogada de quase dois metros de altura de costas no solo. Já vi muita grosseria em roda de Capoeira. É claro que não é o ideal, mas desde que nos propomos a participar de um espaço sem regras devemos estar prontos para tudo.

O suporte aos atletas torna o MMA uma luta com menos riscos do que a própria Capoeira

No MMA os atletas estão muito mais bem preparados. São como cavalos de corrida, super alimentados, cheios de suplementos, acompanhamento profissional, médicos de plantão, nutricionistas, fisioterapeutas e treinamento de ponta. E na roda de Capoeira? Muitas vezes o cara trabalhou o dia todo, mal teve tempo para uma refeição decente, mas chega na roda e faz o dele. No MMA os atletas se enfrentam por peso. Na Capoeira se enfrentam por coragem, não importa o tamanho do oponente, você compra o jogo e seja o que deus quiser. Além disso, na Capoeira muitas vezes é só amor, no MMA tem dinheiro, muito dinheiro.

O que compensa cada olho roxo, cada costela fissurada ou osso quebrado, além do dinheiro, é a fama e, além da fama, a satisfação da vitória, da supremacia sobre o oponente.

A Capoeira não perde nada com o crescimento do MMA no Brasil

O MMA pode ser uma boa oportunidade para que a Capoeira seja vista como luta. E não só como um balé, como muitos leigos pensam, pois, muitos dos atletas já praticaram ou praticam a nossa arte.

Quem leu minha matéria sobre a relação entre o MMA e a Capoeira, na Revista Praticando Capoeira nº44 ano II, pode constatar que muitos grandes atletas levam a Capoeira na bagagem.
Nessa primeira edição do TUF Brasil não é diferente. Temos o Delson Pé de Chumbo, de Teresópolis/RJ, que aliás, está na matéria que citei a cima.
Pé de Chumbo/ Imagem de divulgação

Capoeirista, Pé de Chumbo é o nosso representante no TUF e eu me orgulho disso. Espero que ele possa mostrar o sangue no olho que só a Capoeira dá. Porque cada um absorve da Capoeira aquilo que melhor lhe completa.

Não irá me surpreender em nada que outros participantes já tenham treinado Capoeira. E vou me orgulhar igualmente daqueles que possam  mostrar para o mundo que a Capoeira é técnica, agilidade, destreza e que pode ser tão boa nos chutes quanto o muay thai, tão eficiente nas quedas quanto o Judô e com um elemento a mais, a malandragem e o gingado que só a Capoeira está apta a ensinar.

Para as próximas edições torço para que tenhamos um representante como o Professor Barrãozinho, que usa os golpes da Capoeira nas suas lutas e tem conseguido excelentes resultados.

sexta-feira, 23 de março de 2012

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

O final de semana está aí, repleto de eventos, principalmente femininos. Parece que a maioria dos grupos escolheu este final de semana para comemorar o mês das mulheres. Então, aproveitem bastante e mandem fotos depois, ok?! 

Vocês perceberam que o Blog agora tem música? É  a Rádio Iúna, nossa nova parceira, que toca aqui no Blog o melhor da Capoeira. Divirtam-se!


Sexta-Feira, Sábado e Domingo

Mainz/Alemanha

Imagem de divulgação

Sexta-Feira

Salvador/BA

Imagem de divulgação

Sexta e Sábado

Campo Grande/RJ

Imagem de divulgação

Sábado

Embu das Artes/SP

14 h - Aniversário de 28 anos do Grupo Forças Unidas e aniversário do Mestre Oro
Local: Rua Chile, 113. Jardim dos Morais. Embu das Artes/SP

São Bernardo do Campo/SP

Imagem de divulgação

Austrália

Imagem de divulgação

Guarulhos/SP

Imagem de divulgação


Sábado e Domingo

Maceió/AL 

Imagem de divulgação

Domingo

Fortaleza/CE

Imagem de divulgação

Diadema/SP 

Imagem de divulgação



Carapicuíba/SP


Imagem de divulgação

Teresópolis/RJ

Imagem de divulgação


terça-feira, 20 de março de 2012

Grandes Iniciativas!

Rio de Janeiro, Brasil

Como já é de costume aqui no blog sempre que encontro alguma iniciativa que vale a pena, apresento a vocês.

Hoje eu trouxe a Rádio Iuna, uma rádio online só de músicas de Capoeira, que acabo de conhecer.

Grandes cantadores e novos talentos no mesmo espaço,  24 horas por dia.

A rádio é uma iniciativa do Mestre Cobra Coralde São Paulo/SP, e merece atenção especial por ser  100 % digital e ainda pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo.

O que mais me chamou a atenção é que você pode enviar sua música e ela será executada gratuitamente na rádio.

Tá esperando o que pra mandar seu material? Envie para o e-mail da Rádio Iúna.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O Capoeira e a importância do intercâmbio entre grupos - Texto Opinativo

Rio de Janeiro, Brasil

Há pouco tempo comecei a pensar sobre essa questão, mas, com um fim de semana intenso, em outro estado, pude avaliar melhor e resolvi colocar em palavras minhas considerações sobre o assunto.

Muitos grupo preferem se fechar e respeito isso, porém, acredito na necessidade do capoeirista conhecer novas perspectivas e buscar em outras escolas o complemento do seu aprendizado.

A nossa Capoeira é muito rica e é preciso observar, estudar e correr atrás de novos métodos de ensino, técnicas e absorver tudo o que puder acrescentar no seu conhecimento.

Alguns grupos grandes por terem muitos núcleos, acabam tendo eventos todos os finais de semana, o que acaba dificultando esse intercâmbio, pois, na hora de escolher entre ir ao evento do seu grupo e ir ao evento de outro grupo, fica clara a importância de somar na nossa casa. 

Por outro lado, toda vez que um capoeirista sai da sua zona de conforto ele aprende a lidar com pressões, vê coisas novas e leva o nome do seu grupo e de seu mestre a outros lugares.  

Tenho visitado muitas escolas por conta do meu trabalho e sou muito grata pela Capoeira ter me escolhido para ser sua divulgadora. 

Quanta coisa é possível aprender olhando, ouvindo e principalmente interagindo com pessoas novas. Suas deficiências parecem saltar, a vontade de aperfeiçoar sua técnica é latente e sobra a gana por melhores resultados numa próxima oportunidade.

Muitas vezes você pode pensar que já viu de tudo, que o youtube basta como fonte de pesquisa e eu concordo com a importância dele na hora de pesquisar o que anda acontecendo pelo mundo. No entanto, uma coisa jamais vai substituir a outra. Saia da sua acadêmia, saia da sua zona de conforto e vá em busca do conhecimento, vá ver com seus próprios olhos o que está acontecendo por aí, faça amizades e eu tenho certeza que isso só vai acrescentar na sua formação. 

Não deixe sua bandeira (grupo) ser maior do que a Capoeira em si. Não pense nunca que o seu Grupo é o melhor e que fora dele não há o que aprender, porque por melhor que seja uma escola, há sempre boas histórias para se ouvir e grandes pessoas para se conhecer. 

Qualidade não tem amarras, não está presa a Grupo A ou B, mas sim no bom uso que o capoeirista faz da sua percepção, no tempo que ele dedica aos treinos e em quanto sua cabeça está aberta para novas experiências dentro da Capoeira.


quinta-feira, 15 de março de 2012

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Esse final de semana está cheio de emoções. Cheio de boas opções para vadiar por todas as partes do planeta. 

Amanhã meu dia será muito corrido e, com medo de não ter tempo para divulgar a agenda do final de semana, estou antecipando a postagem.

Esse final de semana eu estarei em Campinas cobrindo o evento da Rede Anca. Quem sabe não nos esbarramos por lá?!

Axé Capoeira!

Sexta, Sábado e Domingo

Saquarema/RJ

Imagem de divulgação

Ilha Grande/PI

Imagem de divulgação

Cabedelo/PB

Encontro 2012 de Capoeira Angola Palmares
Local: Escola José Guedes Cavalcanti

Programação:

Sexta-Feira

08h30 até 17h30 - Oficina de Capoeira Angola
                           Oficina de Penteado Afro
                           Maculelê
                          Oficinas Temáticas: Identidade, negritude e cidadania
                          Vídeos sobre a Capoeira

19h30 - Aula para graduados (Mestre Nô - BA - Situação de jogo)


Sábado

08h30 até 17h30 - Oficina de Capoeira Angola
                            Oficina de Penteado Afro
                            Maculelê
                           Oficinas Temáticas: Identidade, negritude e cidadania
                           Vídeos sobre a Capoeira

14 h - Mestre Nô (Toques do Berimbau e seus fundamentos)

19h30 - Mestre Nô (Samba de roda nos atabaques)

Domingo

9 h - Vivência com os idosos do Projeto Berimbau Terapia
         Cerimônia de formatura
         Batizado e troca de graduação
         Encerramento com entrega de certificados e agradecimentos

Nimegue/Países Baixos

Imagem de divulgação

Houilles/ França

Imagem de divulgação

Sexta e sábado

Tucuman/Argentina

Imagem de divulgação

Sábado

Barra Mansa/RJ

Imagem de divulgação

São Paulo/SP

Imagem de divulgação

Santo André/SP

Imagem de divulgação

Salvador/BA

Imagem de divulgação


Sábado e Domingo

Campinas/SP

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação


terça-feira, 13 de março de 2012

6ª Saquá Beach acontece no próximo final de semana

Rio de Janeiro, Brasil

A sexta edição do evento começa dia 16 e vai até o dia 18 de Março na cidade de Saquarema/RJ.

Famosa por suas praias e belezas naturais, a cidade de Saquarema vai receber capoeiristas de várias cidades do país, como Maceió, Aracaju, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

A organização é da Graduada Renata e Mestrando Juba, sob a Supervisão geral do Mestre Cid.

O Saquá Beach deu origem ao Maceió Beach, que teve sua primeira edição no ano passado e levou para Maceió e Aracaju a qualidade que é marca registrada dos eventos do Mestrando Juba e sua equipe.

Os detalhes você fica sabendo aqui no Blog!

Mando todo o meu axé a família Terranossa. Bom evento para todos!


Imagem de divulgação

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rede Anca terá formatura de Mestre no próximo Final de semana

Mestre Franja, Mestre Kaco e Mestrando Buiu formam a Rede Anca/ Imagem de divulgação



Rio de Janeiro, Brasil

Mestrando Buiu começou na Capoeira em 1982, na cidade de Caçapava/SP.

Nesses 30 anos de caminhada trabalhou muito em prol da nossa arte. Desenvolveu um trabalho sólido em Minas Gerais com a Associação de Capoeira Raiz Mineira, criou a desenvoltura (treino baseado no katá do Karatê e o Recrear (Projeto de recreação nas aulas de Capoeira).

Formado do Mestre Venâncio, do Vale do Paraíba, Mestrando Buiu enfim receberá sua corda de Mestre. Muito mais do que um título, a formatura vai concretizar a união dos Mestres Franja, Kaco e Buiu da Rede Anca Capoeira. 

A cerimônia acontecerá durante o evento Vadeia meu Mestre, em Campinas/SP, nos dias 17 e 18 de Março. O evento promete grandes emoções e a Revista Praticando Capoeira fará a cobertura.

Como já é de costume aqui no Blog vocês verão vídeos e os bastidores do evento. 


Imagem de divulgação

Me aguarde Campinas, to chegando no dia 16 para vadiar com vocês, o Hotel Solar das Andorinhas vai ficar pequeno para tanta Capoeira.

sexta-feira, 9 de março de 2012

E aí, qual a boa do final de semana?

Rio de Janeiro, Brasil

Seja bem vindo, final de semana! 

Muita vadiação por todos os lados, aproveitem e me mandem fotos depois, ok?

Axé Camará!


Semana da Capoeira 
De 10 a 17 de Março

Aracajú/SE

Imagem de divulgação

Sexta, Sábado e Domingo

México

Imagem de divulgação

Curitiba/PR

Imagem de divulgação

Sexta-Feira

São Paulo/SP

Imagem de divulgação

Sábado e Domingo

Londres/Inglaterra

Imagem de divulgação

Macapá/AP

Imagem de divulgação

Sábado

Rio de Janeiro/RJ

10 h - Roda em comemoração ao 3º Aniversário do Grupo Manduca da Praia
Local: Final da Praia do Leme. Rio de Janeiro/RJ

14 h- Roda de aniversário do Mestre Hulk - Capoeira Terra Firme
Local: Vila Olímpica da Gamboa. Rio de Janeiro/RJ

Barra do Piraí/RJ

16 h - Roda de Aniversário da Cidade - Senzala Arte Viva de Capoeira
Local: Praça Nilo Peçanha. Centro de Barra do Piraí/RJ

Florianópolis/SC

Imagem de divulgação

Madri/Espanha

Imagem de divulgação

Domingo

São Paulo/SP

Imagem de divulgação

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de Março-Dia Internacional da Mulher!

Rio de Janeiro, Brasil

Parabéns mulheres, em especial àquelas que não se restringem a ocupar o lugar que foi destinado a elas pela nossa sociedade.

Professora Cafeína- ABADÁ Capoeira, canta Mulher na Capoeira

Mulheres que carregam os filhos para os treinos, rodas e batizados.

Mulheres que conquistaram seu espaço na Capoeira, que são mestras, contramestras, mestrandas, professoras, ou alunas dedicadas.

Às esposas de Bimba, à Maria Romélia de Pastinha, Dona Maura de Paraná, Dandara de Zumbi e tantas outras esposas, cantadas ou não, felizes ou não, mas responsáveis pelo seu lar e pela união da Família.

Maria Homem, Rosa Palmeirão, Maria Doze Homens, Maria Felipa e tantas mais, que apesar do tempo, não serão esquecidas jamais.

À todas as mulheres meu respeito e meus votos de Felicidade!

E em homenagem, postei o vídeos de uma mulher que eu admiro muito.

Mestra Mara - Grupo Herança Cultural










quarta-feira, 7 de março de 2012

Como as mulheres são representadas nas músicas de Capoeira

Rio de Janeiro, Brasil

Já reparou que nas músicas de Capoeira as mulheres são sempre objeto de adoração e nunca protagonistas de uma batalha? Admiradas por sua beleza mas nunca por sua Capoeira ou seus feitos?

Nos dias de hoje, o que não falta é mulher, o que falta é informação sobre as primeiras, as responsáveis por hoje a Capoeira ser pra "homem, menino e mulher". 

Dessa vez vou ficar devendo, pesquisei e encontrei poucas referências sobre Maria Doze Homens, Rosa Palmeirão, Maria Homem e outras, cujo as fontes se limitam a dizer que eram mulheres que praticavam Capoeira e que possuíam no currículo brigas com homens, polícia e o que mais viesse. 

Salvo Dandara, que era esposa de Zumbi dos Palmares, que nem sabemos ao certo se jogava Capoeira, já que não há nada registrado historicamente, a documentação referente às primeiras mulheres ligadas a Capoeira é quase inexistente.




terça-feira, 6 de março de 2012

Semana da mulher

Imagem do Google



Rio de Janeiro, Brasil

O mês de março é o mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher e é preciso mostrar que, mais do que um "enfeite", as mulheres ajudam a escrever a história da nossa arte. 

Muitas vezes ouço que não há preconceito em relação ao sexo feminino na roda de Capoeira e tive um professor que dizia"Quando veste o abadá não tem mais sexo" e eu concordo, apesar de perceber que muitas mulheres não fazem sua parte para que sejam parte integrante de uma unidade e não a exceção de uma regra.

A Capoeira abriu as portas para a mulher, mas, os capoeiristas muitas vezes não as enxergam como iguais e é até preciso um momento específico na roda de Capoeira para que elas joguem. Eu não concordo e me abstenho de participar, porque acredito que a capoeira liberta e deve libertar também do preconceito e da "proteção". Ora, sexo frágil?! Faz tempo que não somos e nem podemos ser frágeis. Contribuímos com as despesas da casa e muitas vezes até sustentamos nossas famílias. Enfrentamos jornadas duplas e até triplas de trabalho, sem descuidar da vaidade e da paixão pela Capoeira. 

Para as mulheres é um pouco mais difícil porque a família é sempre prioridade, por mais amor que se tenha, nem todas conseguem levar em paralelo uma vida de capoeirista, principalmente se o marido, namorado ou companheiro não for do meio. É difícil compreender que a mulher saia numa sexta a noite para roda, que passe o final de semana em um evento, no entanto, o contrário é perfeitamente plausível, ou é isso que a sociedade nos quer fazer engolir.

Infelizmente ainda vivemos numa sociedade machista, onde as tarefas não são divididas de maneira justa. 

Acredito nos eventos femininos somente quando há um espaço para discussão, para buscar o conhecimento e principalmente para nos unir em prol de uma causa maior. Reunir um monte de mulher só pra trocar pernada não vejo porquê. A mulher tem que estar no ritmo, no canto, no jogo e no comando. Buscando seu espaço e não é segregando que se integra.

Essa semana vamos falar das mulheres de ontem e de hoje e mostrar que até nas músicas cantadas nas rodas há uma discriminação velada, que mostra a figura de uma mulher companheira, feminina, mas não uma guerreira, como de fato somos. Acima de tudo capoeirista!

Aproveitando o tema, recomendo a vocês o CD "O canto feminino", da ABADÁ-Capoeira. Gravado em Julho de 2010, é inteiramente cantado por mulheres. Vale a pena conferir!

Quero saber sua opinião sobre esse assunto, escreva para o meu e-mail.







Você pode gostar