quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mestre Paraná - Oswaldo Lisboa dos Santos

Capa do álbum do Mestre Paraná/ Arquivo do Mestre Polaco


Rio de Janeiro, Brasil

Filho de Cândido Lisboa dos Santos e Albertina Maria dos Santos, foi registrado como Oswaldo, mas foi como Paraná (Mestre) que assinou seu nome na história.

O baiano que nasceu em 25 de Setembro de 1922,  escreveu sua história com o som de seu berimbau, viajou pelo Brasil e tocou até na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Participou da peça teatral Pagador de promessas, em apresentações no Brasil e em Portugal.

Aprendeu Capoeira com Mestre Antônio Corró, ex-escravo baiano.

Nos anos 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua esposa Maura Bastos, a quem cantou "Uma noite encontrei uma menina sentada no banco de uma escola, professor tava ensinado o ritmo de Angola, Maura traga por favor a pena pra mim escrever, esta linda melodia, que eu fiz para você(..)".

Com seu Conjunto Folclórico de Capoeira, São Bento Pequeno, se apresentou por várias partes do país.

Foi o único Mestre de Capoeira a possuir uma carteira da ordem dos músicos do Brasil, como tocador de Berimbau.

Mestre Paraná é também considerado Patrono do Grupo Muzenza, tendo sido o início da linhagem, pois, o fundador Mestre Paulão, foi aluno de Mestre Mintirinha que, por sua vez, foi aluno deste grande mestre.

Assim como Mestre Mintirinha, outros mestres passaram pelas valiosas mãos de Mestre Paraná, entre eles  Mestre Malhado, Mestre Denis, Mestre Bira Costeleta, que foi seu primeiro aluno, Mestre Pé de valsa, Mestre Índio, Mestre Gavião voador, Mestre Marreta e Mestre Polaco, que administra o perfil do Facebook em nome de Mestre Paraná.

Exímio tocador de berimbau, lançou um compacto em 1963 que hoje está disponível no Youtube, já que é muito difícil encontrar o LP para compra. A seguir alguns trechos:




Infelizmente seu berimbau se calou muito cedo, aos 49 anos de idade, no ano de 1972.

Essa matéria é uma sugestão do Mestre Alexandre Batata, a quem eu agradeço pelas carinhosas palavras e pela sua generosidade em contribuir para o meu trabalho.

7 comentários:

  1. Parabéns.Bem feito,preciso,exato e sem "fantasias".Agradeço em nome do Grupo de Capoeira São Bento Pequeno,e disponho- me a colaborar com qualquer outro dado ou informação a respeito deste grande Mestre do qual ORGULHOSAMENTE fui discípulo,pois tenho em meu poder fotos e documentos dele(inclusive o disco de vinil ORIGINAL)e da "querida Tia Maura".Mestre Polaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre, me sinto muito honrada pelo seu comentário, adoraria ter acesso a esse material.
      Muito Obrigada pelas suas palavras, o Blog está a disposição sempre que o senhor precisar. abs

      Excluir
  2. Muito bom o texto, apenas uma pequena ressalva: O Mestre Paulão foi aluno do Mestre Mintirinha; este sim, aluno do Mestre Paraná.
    Malhado

    ResponderExcluir
  3. Procuro por compacto de Mestre Parana,para minha coleção de vinil.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez este acervo para as pesquisas a respeito da historia da capoeira facilitando a minha vida , muito obrigado por este trabalho sensacional .

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar