segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mulheres que (en)cantam: Monitora Fran


Nossa convidada de hoje é mineirinha, de sotaque gostoso de ouvir, sorriso fácil e vozeirão de arrepiar. Essa é a Monitora Fran, 28 anos, de Boa Esperança, Minas Gerais.

Com 15 anos de Capoeira, ela é uma das organizadoras do evento Mulheraça, da Rede Anca - Núcleo Agbaiyê, que acontece em Biritiba Mirim, São Paulo.

Sem dúvidas 2013 foi o ano dela. Monitora Fran foi campeã do Festival da Música da Rádio Iúna e ficou em terceiro lugar no Troféu Revista Capoeira.

Com esse currículo só ficou faltando você conhecer a nossa convidada. Vem comigo!







(Maíra Gomes) - Como conheceu a Capoeira?

(Monitora Fran) - Em uma escola perto do meu bairro.

(Maíra Gomes) -Quando começou a cantar?

(Monitora Fran) - Desde minha segunda corda mais ou menos. Meu Mestre sempre me deu abertura dentro das rodas pra poder cantar.


(Maíra Gomes) -Quem é sua referência em termos de canto nas rodas de capoeira?

(Monitora Fran) - Mestre Toni Vargas e Mestre Buiu.

(Maíra Gomes) -Você compõe? Se sim, como é o seu processo de criação?

(Monitora Fran) - Sim. Ah, saio escrevendo sobre o que vivi nos eventos de capoeira, ou nas rodas que vou e depois trabalho em cima da letra que escrevi.

(Maíra Gomes) -Qual a sua música favorita e de quem é?

(Monitora Fran) - "Vadiá,vadeia" de autoria do Mestre Buiu. Estará no próximo CD do núcleo Agbaiyê, previsto para sair em março 2015.


(Maíra Gomes) -Você acha que existe resistência dos homens em relação a mulher cantar e tocar na roda?

(Monitora Fran) - Sim ainda existe, mas resisto e encaro de frente. Eu canto e toco na roda porque temos que procurar ser completos, se não estiver jogando ou batendo palmas, temos que estar tocando ou cantando. Procuro sempre passar uma boa energia com boas cantigas que se encaixem  em cada
situação da roda.

Vamos ouvir? Monitora Fran com música autoral - "Essa arte me encanta".







Um comentário:

  1. Muito bom, até me arrepiei, pelo que conheço e pela experiência como cantador ela é muito boa canta em um tom alto assim como eu. Parabéns! (y)

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar