quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º Circuito Internacional de Capoeira Terranossa

Rio de Janeiro, Brasil

Imagem de divulgação


Niterói e Rio de Janeiro terão atividades durante todo o mês de Dezembro

As cidades de Niterói e Rio de Janeiro recebem visitantes de várias partes do mundo durante o mês de Dezembro. Capoeiristas da África do Sul, Angola, Aruba, Botswuana, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Rússia e Zimbábue, estarão em terras tupiniquins com um único objetivo: Jogar Capoeira.

O 1º Circuito Internacional de Capoeira Terranossa, que tem início com o Batizado infantil do Mestre Cid no dia 04, terá também Batizado e Troca de cordas de adultos, rodas, caminhadas ecológicas (Eco Terranossa), gravação do primeiro CD Terranossa, workshops, cursos com Mestres convidados e visitas a pontos turísticos.

A realização do Circuito é do Mestre Cid e tem a participação importante do núcleo do Mestre Niterói, que também tem seu evento na programação.

Mestrandos, Professores e Instrutores também terão sua participação efetiva nas atividades propostas, assim como na organização.

O evento tem como finalidade promover a integração entre todos os núcleos da Associação de Capoeira Terranossa. Mestre Cid, presidente da associação, vê a oportunidade como essencial para conseguir uma unidade de filosofia e identidade, “Todos precisam ‘falar a mesma língua’ na roda de Capoeira, independente da sua pátria”, afirmou.

Os alunos dos núcleos brasileiros estão ansiosos por essa oportunidade de intercâmbio cultural. As crianças do projeto da Igrejinha, em Niterói/RJ poderão conhecer um pouco mais da cultura desses países através dos treinos que ocorrerão na comunidade, “É uma chance única pra essas crianças que muitas vezes não chegam nem a sair de sua cidade. Eles podem conhecer um pouco mais de outras culturas, outras línguas e hábitos. É importante para saberem conviver com as diferenças.”, completou Mestre Cid.

E a Capoeira tem levado muitas pessoas do Brasil para o exterior. Um bom exemplo é o Instrutor Teto, que atualmente mora na Espanha, e saiu de Saquarema/RJ, onde com poucas oportunidades trabalhava na construção civil. Hoje, o Instrutor vive somente da Capoeira, sua paixão maior, e já conquistou sua própria academia na cidade de Benavente na Espanha.

Programação Principal*:

04/12

10 h - Evento Infantil
Local: Rancho Doideira – Rua São Sebastião nº 2001

06/12

20 h – Aulão do Mestrando Caçapa
Local: Academia do Mestrando Caçapa - Ramos

09/12

20 h – Roda de Rua do Mestre Niterói
Local: Vila Militar - Realengo

10/12

10 h – Evento do Mestre Niterói
Local: Campo do Boga – Realengo

15/12

19 h - Aulão com Professor Minhoca
Local: Vicente de Carvalho

17/12

15 h – Batizado e troca de cordas Mestre Cid
Local: Casa da praia Itacoatiara

18/12

10 h – Curso e Workshop com Mestres Convidados
Local: Casa da Praia Itacoatiara

19/12

20 h – Aulão com Mestrando Juba
Local: Academia Master Icaraí

23/12

10 h – Eco Terranossa – Subida do Costão
Local: Praia de Itacoatiara

28/12

20 h – Roda de fechamento
Local: Academia Master Icaraí

*Passeios Turísticos e eventos fechados não estão listados na programação principal.


Maíra Gomes
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar