sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mestre Nacional - *26/04/1949 + 23/06/2011

Mestre Nacional/ Imagem do Google
Rio de Janeiro, Brasil

Mais uma notícia triste para todos nós capoeiristas, faleceu um grande Mestre, uma perda enorme para a Capoeira como um todo.

Infelizmente nos deixou ontem, em função de uma parada cardíaca, Adalberto de Souza Alvarenga, o Mestre Nacional.

Na infância se apaixonou pela Capoeira quando ainda assistia de fora, encantado por aquela arte que viria a ser tão sua. 

Ele passava por uma roda ainda menino, quando saia de casa para ir a escola, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. De família humilde, sonhava em um dia poder ter aulas, apesar de não poder pagar por elas.

Em 1966, entrou para a Capoeira com Mestre Vandique, na época já tinha 17 anos de idade.

Grande divulgador da Capoeira, participou de inúmeras novelas da Rede Globo, dentre elas Escrava Isaura, que foi ao ar de 1976 a 1977 e que já foi exibida em mais de 100 países.

Seu apelido é em função de uma camisa do Banco Nacional que o Mestre usava nas rodas que ia.Trabalhou no referido banco como segurança no transporte de valores.

A convite de Mestre Candeia passou a dar aulas no bairro Coelho Neto, no Esporte Clube Veja.

Mestre Nacional é um dos fundadores da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, junto com seu grande amigo Mestre Medeiros.


Nota da Autora:

Registro aqui o quão difícil foi obter informações sobre o Mestre Nacional.
Gostaria de lembrar a todos, que é nossa função de aluno levar o nome de nossos mestres onde formos e principalmente, é nossa obrigação garantir que sua história seja contada e eternizada. Documente, registre e conte a história do seu mestre para o mundo, isso garante que outras gerações possam reconhecer o valor daqueles que tanto contribuíram para o crescimento da Capoeira.

3 comentários:

  1. O que eu penso nisso tudo é o quanto podemos admirar a forma de trabalhar, pensar e agir.Estou muito feliz em poder ter conhecido, participar e ao mesmo tempo jogar na roda que o famoso LENDA ETERNA da capoeira organizava no quilombo de acari, sem contar da sua maravilhosa voz que soava nos nossos ouvidos passando nos aquele AXÉ.
    Meus parabéns mestre dos mestres e que DEUS tome muita conta do senhor la encima... descanse em paz, capoeira energia e dendê !!!

    ResponderExcluir
  2. ETERNO LENDA VIVA, UMA FIGURA QUE JAMAS VAI SER ESQUECIDA NO MEIO DO NOSSO DENDÊ .

    ResponderExcluir
  3. eu fui aluna do mestrea nacional,maravilhoso.

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar