Mostrando postagens com marcador Mestre Cobra Coral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mestre Cobra Coral. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 10 de abril de 2017

A palavra do Mestre - Graduações - Parte 4



Mais uma semana e mais seis mestres opinam aqui no Blog sobre as graduações. Nas semanas anteriores tivemos a opinião do Mestre Alexandre Batata, na parte 1. Na  parte 2 opinaram Mestre Goioerê, Mestre Linguiça, Mestre Preguiça, Mestre Cid , Mestre Ron e Mestre Kaco. Semana passada, na parte 3, foi a vez dos mestres Catitu, Chacal, Caçapa, Namorado, Buiu e Franja falarem sobre o tema. Hoje tem  alguns trechos de entrevistas antigas e também opiniões recentes, vamos conferir?


Mestre Gato – Senzala


"Sou de opinião de que as escolas de Capoeira são como escolas de samba, cada uma tem seu sistema e essa liberdade deve permanecer. É uma arte popular, não deve ser padronizada."*

*Trecho retirado de entrevista concedida ao Blog em Maio de 2013. Íntegra da entrevista aqui.






Mestre Polaco – São Bento Pequeno


"Na minha opinião é perfeitamente viável uma graduação única na capoeira, basta boa vontade, humildade e consenso entre as correntes(corda e cordel)."*

*Trecho retirado de entrevista concedida ao Blog em Abril de 2012. Íntegra da entrevista aqui.




Mestre Celso – Engenho da Rainha


"A Federação criou o cordel e foram chamadas pessoas de outros grupos, que moravam na Zona Sul, para participar das reuniões. Eles foram, mas resolveram sair fora e criaram a corda. O capoeirista é vaidoso, ele é mentiroso, ele tem vários defeitos.
O aluno não tem capacidade pra determinadas coisas, aí ele sai do grupo e sem condição de ensinar, sem nada ele monta seu próprio grupo e de repente ele inventa uma moda nova. Daqui a pouco nem corda, nem cordel, vão usar barbante. E tudo que ele faz, faz pra desmoralizar a própria capoeira. Por isso a capoeira não está organizada. Eu tenho viajado o mundo todo, o cara sai daqui do Brasil é aluno e lá fora ele bota uma graduação. Pra organizar a capoeira eu acho que tinha que ser gente de fora, que gosta, mas que não treina, não participa. Porque senão cada um defende o seu interesse e fica difícil organizar."*

*Trecho retirado de entrevista concedida ao Blog em Maio de 2011. Íntegra da entrevista aqui.





Mestre Boneco – Capoeira Brasil


"Acho sim, muito importante que todos os grupo venham um dia a ter uma única graduação. Só que e um trabalho muito delicado, pois todos nos teríamos que ceder de uma forma ou de outra!"*

*Trecho retirado de entrevista concedida ao Blog em Abril de 2011. Íntegra da entrevista aqui.







Mestre Cobra Coral – Capoeira Terranossa

"Acredito que as cordas profissionais deveriam ser sim padronizadas em uma cor única, melhorando assim a identificação em nível mundial. Já as graduações infantis e as graduações adultas, até a última corda antes de graduado, poderiam ficar a critério de cada escola com seu próprio sistema interno. Mas de Graduado em diante, que já é considerado um profissional de Capoeira, sim, todas as graduações (Cordas), profissionais deveriam ser unificadas e padronizadas em uma única cor e um único entendimento em nível mundial."




Mestre Cid – Afro Angola Congo Capoeira

"Até acho que deveria ser padronizado, mas vejo isso como um fato histórico, já que vieram africanos escravizados de diversas partes da África, de etnias diferentes. Então, era a forma que foi encontrada de misturar africanos de etnias diferentes, falando dialetos diferentes até para causar o não entendimento entre eles. Era a estratégia que eles usavam, para poder matar a raiz do africano aqui. Então, a gente tem que aceitar porque são escravizados que vieram de etnias diferentes, de lugares diferentes, falando dialetos diferentes, por isso essa confusão de cores e graduações.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Mestre Cobra Coral lança seu 1º CD no Rio de Janeiro

O lançamento de Ninguém é rei sozinho acontece no Intercâmbio Internacional

Imagem de divulgação


Rio de Janeiro - Brasil

Criador da Rádio Iúna, primeira rádio com conteúdo totalmente voltado para a Capoeira, Mestre Cobra Coral chega ao Rio na primeira quinzena de janeiro para lançar seu álbum.

O lançamento ocorre no Intercâmbio Internacional, evento que comemora os 10 anos de existência da Associação de Capoeira Terranossa, na cidade de Niterói.

Imagem cedida de arquivo pessoal
Inspirado nos reis africanos, o nome do CD remete a necessidade de parcerias ao longo de qualquer jornada. Mestre Cobra Coral reforça esse conceito " Sempre devemos trabalhar em conjunto, trocando informação, compartilhando e aprendendo.", explicou.

Gravado em Osasco, São Paulo, o trabalho reúne 19 faixas, sendo 17 inéditas. Dentre as músicas, Iúna, que foi composta pela aluna Aidê, única faixa que não é de autoria do Mestre Cobra Coral,


Serviço:

Intercâmbio Internacional - 11 a 15 de Janeiro

Lançamento do CD Ninguém é Rei Sozinho 
14 de Janeiro
Horário: 17 h
Local: UFF - Universidade Federal Fluminense
R. Visconde do Rio Branco s/n – Campus do Gragoatá – São Domingos – Niterói

Contato:

Mestre Cobra Coral

quinta-feira, 14 de março de 2013

Capoeira ao Extremo terá sua 1º edição no Brasil


Nos dias 16 e 17 de Março a cidade de São Roque/SP recebe o evento Capoeira ao Extremo, com a realização do Mestre Cobra Coral e a supervisão do Mestre Cid, presidente da Associação de Capoeira Terranossa.
Na programação, cursos com o Mestre Cid/RJ, Mestre Cobra Coral/SP, Professor Minhoca/RJ, Professor Naja/RJ e Monitora Nescau/RJ.
 O evento é aberto a capoeiristas de todos os grupos, bem como seus familiares e amigos. Os participantes terão direito a todas as refeições, alojamento com beliche, área para lazer e transporte. A saída será em frente ao Parque Municipal Dom José em Barueri/SP no sábado às 5hs, com retorno previsto para as 17hs do domingo.
Capoeira ao Extremo teve sua primeira edição em Valladolid na Espanha, realizado com muito sucesso pelo Instrutor Teto.
Agora é a vez de São Paulo ter dois dias de Capoeira com atividades como emboscada, hidrocapoeira, defesa pessoal, Capoeira infantil, musicalidade e imersão nos fundamentos da Capoeira.


Investimento:

120 reais por pessoa
Casal: 180 reais
Crianças: Até 5 anos não pagam. De 6 a 11 anos – 60 reais

Reservas e mais informações:

(11) 4375–3089/(11) 96196-4482/(11) 7844-5621
NEXTEL - ID - 114 *34254
E-mail- mestrecobracoral@hotmail.com

Apoio:


Rádio Iúna – A rádio amiga do capoeira - www.radioiuna.com
Blog Capoeira de Toda Maneira – www.capoeiradetodamaneira.blogspot.com

Lapa Rio - www.lapariocapoeira.com

Maíra Gomes
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista

MESTRE COBRA CORAL

Capoeira Terranossa



Lúcio Gomes da Silva é conhecido como Mestre Cobra Coral. Idealizador da Rádio Iúna, a rádio online com conteúdo exclusivo que faz o maior sucesso entre os capoeiristas pelo mundo todo.  Fluminense, natural de Duque de Caxias/RJ, atualmente vive em São Paulo. Começou na Capoeira em 1982, seu primeiro mestre foi Mestre Magia Negra, em São João de Meriti/RJ e é sobre sua trajetória na Capoeira e suas realizações que nós conversamos. Simplesmente imperdível!

*A entrevista a seguir foi realizada em Dezembro de 2012 e é inédita e exclusiva do Blog Capoeira de Toda Maneira.

(Maíra Gomes) – O começo na Capoeira foi difícil?

(Mestre Cobra Coral) - Era difícil, pois meu pai era testemunha de Jeová, evangélico, conservador e eu ia treinar capoeira escondido. Apanhava na roda e apanhava quando chegava em casa, pois segundo meu pai, capoeira era coisa de vagabundo marginal e coisa de macumbeiro.

(Maíra Gomes) – Como foi sua chegada a São Paulo?

(Mestre Cobra Coral) – Após a separação dos meus pais, minha mãe se mudou para o Estado de São Paulo e fui morar na zona norte da capital paulista, mais precisamente no Bairro do Limão. Lá conheci o senhor Rogério Rodolfo Rodrigues (Mestre Pelegão).


(Maíra Gomes) – Quem o apelidou de Cobra Coral?

(Mestre Cobra Coral) - Recebi o Apelido de Cobra Coral aos 13 anos de idade. Quando tinha entre 9 e 11 anos o Mestre Pelegão me chamava de bambu, pois eu era muito magrinho. Aí dos 13 anos em diante ele começou a me chamar de Cobra Coral, ele dizia que os outros meninos me arrebentavam na pancada e eu não reagia de imediato, com isso ele passou a dizer que eu agia como uma cobra, pois a cobra nunca avisa quando vai dar o bote, é sempre o inesperado. Aí como já tinha muita Cobra na Capoeira ele passou a me chamar de Cobra Coral para ser uma cobra diferente das que já tinha. Isso há 28 anos atrás.

(Maíra Gomes) – Como foi sua caminhada de Capoeira a partir daí?

(Mestre Cobra Coral) - Com Mestre Pelegão treinei até me formar. Participei de muitos eventos, campeonatos. Mais de 20 anos levando a bandeira do Grupo Cobra Criada. Em 1999 retornei ao Estado do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu comecei a difundir o trabalho do Grupo Cobra Criada sozinho. Já em 2002 conheci o Mestre Niterói e ele me passou o contato do Mestre Cid. A partir desse momento minha vida, minha capoeira, enfim, tudo mudou. Retirei minha graduação de mestre e passeia usar a graduação de estagiário. Por alguns anos fiquei ao lado de Mestre Cid. Depois o destino e coisas da vida nos separaram e eu retornei a São Paulo, onde retomei os trabalhos do Grupo Cobra Criada, na esperança de resgatar o Mestre Pelegão, e criar uma nova escola de capoeira, mais fundamentada, buscando o estudo e a prática mais apurada da capoeira. Mas não consegui reacender a alegria da capoeira que Mestre Pelegão tinha. Até que em 2007 retomei meu contato com mestre Cid.

(Maíra Gomes) – E assim retomou a parceria?

(Mestre Cobra Coral) - Ele estava com um trabalho novo, a Associação de Capoeira Terranossa. Eu me filiei a esta nova escola. Somos uma grande família, presentes em mais de dez países pelo mundo afora, buscando sempre a qualidade do ensino, o profissionalismo sério e a qualidade técnica da capoeira. Em 2012 fui reconhecido como mestre corda vermelha na Associação de Capoeira Terranossa. Hoje sou o Coordenador da Capoeira Terranossa  em São Paulo. E com trabalhos na cidade de Barueri onde também esta localizada minha residência fixa e na cidade de Osasco.

(Maíra Gomes) E como é sua relação com o Mestre Cid?

(Mestre Cobra Coral) - Eu amo meu mestre como um pai. Me colocou no caminho certo, me provou que é possível vencer com a capoeira desde que você acredite em você em primeiro lugar. Tenha responsabilidade, comprometimento e que gaste seu tempo sempre fazendo coisas produtivas e bem longe de coisas negativas.

(Maíra Gomes) – O senhor tem muitas músicas de Capoeira, quantas são mais ou menos?

(Mestre Cobra Coral) - Sou compositor de mais de 143 músicas, algumas já bem conhecidas, outras que já tocam na rádio, outras já gravadas em CD por outros capoeiristas e grupos.

(Maíra Gomes) – E a Rádio Iúna, como surgiu a ideia de fundá-la?

(Mestre Cobra Coral)- No dia 21 de outubro de 2011 tirei do papel um projeto meu antigo, a criação da primeira rádio mundial da capoeira a (rádio Iúna). Transmitida via internet para todos os países do mundo, autorizada e legalizada pela ANATEL, a Rádio Iúna vem crescendo cada dia mais, com mais de 76 mil ouvintes por mês. Nosso  estúdio é próprio e fica localizado na cidade de Barueri/ SP.

(Maíra Gomes) - Como foi o Festival da Música realizado pela rádio esse ano?

(Mestre Cobra Coral) - A rádio amiga do capoeira já realizou inúmeras promoções e premiações, a mais recente foi o Festival da Música, realizado na cidade de Osasco/ SP, onde pagamos o valor de R$ 1.000,00 mil reais ao campeão. E muito mais coisa vem por aí e já tem projeto de virar FM em todo o estado de São Paulo, depois todo o território nacional.

(Maíra Gomes) - O que o senhor espera que a Capoeira possa alcançar daqui pra frente?

(Mestre Cobra Coral) - Em minhas ambições pessoais o que mais desejo é ver a Capoeira como genuíno esporte nacional.  Reconhecido por lei, pela pátria amada e como matéria obrigatória em toda rede pública. Quero ver mais fotos de capoeiristas nos ginásios, do que de judocas e caratecas que não são do meu país, nem de minha cultura.

Contatos:
NEXTEL - 114 * 34254
CEL - VIVO - 11 - 96196 - 4482
E-MAIL - mestrecobracoral@hormail.com
SITE - www.radioiuna.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Grandes Iniciativas!

Rio de Janeiro, Brasil

Como já é de costume aqui no blog sempre que encontro alguma iniciativa que vale a pena, apresento a vocês.

Hoje eu trouxe a Rádio Iuna, uma rádio online só de músicas de Capoeira, que acabo de conhecer.

Grandes cantadores e novos talentos no mesmo espaço,  24 horas por dia.

A rádio é uma iniciativa do Mestre Cobra Coralde São Paulo/SP, e merece atenção especial por ser  100 % digital e ainda pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo.

O que mais me chamou a atenção é que você pode enviar sua música e ela será executada gratuitamente na rádio.

Tá esperando o que pra mandar seu material? Envie para o e-mail da Rádio Iúna.

Você pode gostar