terça-feira, 20 de março de 2018

O que torna um evento inesquecível?































Rio de Janeiro, Brasil.

Imagem de arquivo
Lembro da primeira cobertura de evento que fiz para a  Revista Praticando Capoeira. Eu era editora da revista há pouquíssimo tempo, já tinha o blog, mas, aquela experiência era completamente nova para mim.  Eu estava representando uma empresa que eu admirava há muito tempo e não só o blog, criação minha, que não tinha tanto alcance naquela época.

Lembro de chegar ao evento da Senzala, o primeiro após o falecimento do Mestre Peixinho, e ficar impressionada. Meus ídolos estavam quase todos ali, uma massa de capoeiristas de várias partes do mundo em sintonia, as apresentações culturais, aula de jongo e uma das imagens que mais me marcou, Mestre Suassuna encantando a todos com o seu berimbau.

Esse evento é um dos mais marcantes da minha carreira de jornalista. Não só por ter sido o primeiro, havia muita coisa ali que só vivendo para poder entender. Como Capoeirista tenho muitos outros  eventos de destaque, em especial os que participei, seja como aluna ou ajudando na organização.

O que faz de um evento um bom evento? A organização, a energia e, obviamente, o material humano presente na roda. Esses são os elementos primordiais para um evento de qualidade. Mas o que diferencia um bom evento de um evento inesquecível, marcante? 

As respostas podem variar de acordo com o gosto de cada um. A única certeza que temos é que os profissionais de Capoeira têm se preocupado cada vez mais em encontrar esse toque a mais que torna um evento "o evento".

É uma tendência mundial que, ao menos uma vez ao ano, um núcleo de treinamento realize um evento com  dois a três dias de duração. Isso quando não dura mais de uma semana, exemplos não faltam. Nessas ocasiões são oferecidas oficinas, rodas de conversa, palestras, aulões,  shows e é claro, as trocas de corda, formaturas e batizados.

Essa propensão a eventos de longa duração é uma realidade para grupos e associações de todos os tamanhos. O capoeirista quer mais do que aprender a prática da Capoeira, ele quer fabricar o próprio instrumento, ter conhecimentos históricos e fundamentos de preferência extraídos da fonte, ouvir quem viveu e ainda está aí para contar.


Profissionais se adaptam a essa nova realidade


Um exemplo de como essa procura por um diferencial se aplica é o surgimento de um novo mercado, profissionais que vem se especializando em ministrar cursos, palestras, ou em fazer apresentações culturais em eventos pelo Brasil e pelo Mundo.

 Mestre Marcos China ensinando a confeccionar o Caxixi/Arquivo pessoal


Mestre de Capoeira, percussionista e dono da PAMC Instrumentos, Mestre Marcos China é um dos precursores da Capoeira na Europa e seus instrumentos artesanais fazem sucesso no Brasil e no exterior. Prova disso é que você provavelmente já viu a logomarca da PAMC em alguma roda por aí, seja de Capoeira ou de samba.


Trabalhando com a fabricação de instrumentos de percussão há mais de 40 anos, Mestre Marcos China percebeu que a demanda para esse tipo de atividade vem aumentando muito e desenvolveu novas abordagens, "A oficina de fabricação de caxixi, por exemplo, pode ser feita por crianças e adultos, inclusive, pais e filhos. Uma forma de envolver os pais que não praticam Capoeira no universo dos seus filhos. E é o maior barato vê-los saindo felizes com o caxixi fabricado por eles mesmos.", contou.

Outro grande destaque em eventos de Capoeira são as apresentações culturais, que muitas vezes são feitas pelos próprios alunos que ensaiam durante meses para se apresentarem para os familiares e amigos. No entanto, a existência de grupos especializados em apresentações culturais é algo que vem crescendo, o que mostra também um caráter de abertura na Capoeira, pois, independente de bandeira, o que vale é a qualidade do show apresentado.

Apresentação de Puxada de Rede com o Afro Ketu/ Arquivo Pessoal






A Associação Cultural Afro ketu foi criada com o intuito de resgatar jovens da região de Morrinhos, no Guarujá/SP, por iniciativa do Mestre Rafael de Oliveira Rodrigues. O grupo iniciou as aulas gratuitas de Capoeira e danças folclóricas há cerca de 17 anos. As aulas são gratuitas e o cachê recebido nas apresentações  ajuda a manter o projeto por onde mais de 3 mil jovens já passaram desde sua criação.
Imagem de divulgação

A Contramestre Nielainde conta que os eventos de Capoeira são de certa forma uma novidade para eles, "A Capoeira está voltando a reconhecer essa questão histórica que tinha perdido. Durante muito tempo trabalhamos mais em convenções e teatros do que em eventos de Capoeira. As oportunidades em eventos estão aparecendo com mais frequência de um tempo pra cá.", explicou a porta voz do grupo.






Saiba como contratar


Mestre Marcos China oferece oficinas de confecção de caxixi, confecção de Maraca, confecção de caixinha de fósforo, musicalização através do Caxixi, musicalização com instrumentos artesanais e de Sonoplastia. Para mais informações entre em contato através do e-mail marcospamc@gmail.com ou através da fanpage.

Já a Associação Cultural Afro ketu apresenta shows de Dança Afro, Capoeira, Percussão, Samba de Roda, Maculelê, Afixirê e Puxada de Rede. Para mais informações entre em contato pelo e-mail afroketu@bol.com.br ou através da fanpage.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar