segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Você sabe o que tá cantando? - Especial Waldeloir Rego

Continuamos nossa homenagem a Waldeloir Rego.

B

Bahia.s.f. Nome com que se designa um acidente geográfico e um Estado da Federação do Brasil. O acidente geográfico é a Bahia de Todos os Santos, que recebeu esse nome devido a seu descobridor, o Capitão-mor Cristovão Jacques encontrar-se diante de uma larga e espaciosa enseada e a denominar de baía. Como a descoberta foi no dia 1º de novembro de 1526, dia em que a Igreja festeja todos os santos, então o acidente passou a chamar-se Bahia de Todos os Santosestendendo-se ao Estado da federação. 

Ex:

Vô mimbora pra Bahia
Pra vê se o dinhêro corre
Se o dinhêro não corrê
De fome ninguém não morre
Vô mimbora pra São Paulo
Tão cedo não venho cá
Se voci quizé me vê
Bote o seu navio no má
O Brasil stá na guerra
Meu devê e í lutá.

Barro Vermelho.s.m. Topônimo designativo de um lugarejo existente na ilha de Itaparica, na Bahia.

Ex:
O lemba ê lembá
Lemba do barro Vermelho

Bará.s.m. do nagô Bará.319 É uma qualidade de Exu, deus nagô, mensageiro entre os demais deuses e o homem. Etnográficamente falando, Bará é chamado todo Exu de caráter pessoal ou privado. Assim cada deus tem o seu Exu ou escravo, como também se diz, de caráter privado, que se chama Bará, daí ouvir-se falar em Bará de Oxossi, Bará de Oxalá, Bará de Ogun e assim por diante.

Ex:
Besôro preto, Besôro preto
Bará
Besôro preto, Besôro
Besôro prêto, Besôro.


Baraúna.s.f. Designa uma árvore de grande porte, Melanoxylon barauna, Schot. É termo tupi de ybirá-una, a madeira preta.

Ex:
Baraúna caiu
Baraúna caiu
Quanto mais gente
Oi baraúna caiu
Quanto mais gente.


Barravento.O vocábulo barravento é termo náutico já registrado pelo Barão de Angra, com o significado de lado donde sopra o vento. Designa também o ato de uma pessoa perder o equilíbrio do corpo, como se sentisse uma ligeira tontura. Nome que se dá a um toque litúrgico, nos candomblés de “nação” Angola, assim como os cambaleios que dá qualquer pessoa, antes de ser totalmente possuída pelo orixá dono de sua cabeça. Na capoeira é o designativo de um golpe. 

Ex:
E valha-me Deus sinho São Bento
Eu vô jogá meu barravento.

Bebê.v. Corrutela de beber do latim bibere, beber, para cuja forma antiga bever Carolina Michaelis chama atenção.

Ex:

Iê, Agua de bebê
Ie, Agua de bebê
Camarado
Aruandê
E, Aruandê
Camarado

Berimbau. s.m.Atualmente o principal instrumento musical da capoeira o berimbau, o qual, numa roda de jogo de capoeira, pode funcionar sozinho sem os demais instrumentos. O berimbau não existiu somente em função da capoeira, era usado pelos afro-brasileiros em suas festas e sobretudo no samba de roda, como até hoje ainda se vê, se bem que muito raro.



Besôro.Corrutela de besouro

Ex:
Besôro quando morreu
Abriu a boca e falô
Adeus Maracangalha
Qui é terra de matado.

Brasil.s.m. Segundo Nascentes “do adjetivo substantivo brasil, adaptação do francês bresil moderno brésil, corrutela do italiano verzino, nome do pau vermelho empregado em tinturaria proveniente da Caesalpinia sappan, Linneu. (no Brasil Caesalpinia echinata, Lam.), do Extremo Oriente, conhecido muito antes do descobrimento do país”.

Ex:
O Brasil disse que sim
O Japão disse que não
Uma esquadra poderosa
Pra brigá com alemão
O Brasil tem dois mil home
Pra pegá no pau furado
Eu não sô palha de cana
Pra morrê asfixiado
O qui foi qui a nêga disse
Quando viu o sabiá
Uma mão me dê, me dê
Outra mão dê cá, dê cá
E aquinderreis
E viva meu Deus.

Brevenuto.s.m. Corrutela de Bevenuto. Nome próprio personativo, do italiano benvenuto, bem-vindo, derivado de venire.

Ex:
Sô eu, sô eu
Quem vem lá
Sô eu Brevenuto
Quem vem lá
Montado a cavalo
Quem vem lá
Fumando charuto.



Perdeu a letra A, clique aqui.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola – Ensaio sócio-etnográfico. Salvador:Editora Itapoan,1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar