No último sábado (20/02), o bairro de Jaconé, em Saquarema/RJ, recebeu o Contramestre Duzentos (Senzala) para a realização de uma oficina de berimbau. Pode parecer simples, mas a confecção desse instrumento, essencial para a Capoeira, é cheia de detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.
A Instrutora Xica(Capoeira Brasil), responsável pela organização da oficina, contou como surgiu o convite, "Eu o conhecia de nome, fui a um evento e o conheci pessoalmente. Uma amiga me falou sobre as oficinas dele e eu marquei. Acho importante o aluno ter essa vivência para valorizar o instrumento.", disse.
O processo, que envolve descascar e lixar a verga, lavar, cortar e limpar a cabaça por dentro, colocar o couro na extremidade por onde passará o arame e retirar o arame de dentro do pneu, levou em torno de 3 horas para terminar.
"Meu filho sempre me pediu um berimbau, entrava nas lojas para ver o preço e eu nunca comprei. O berimbau dele está vindo da forma mais bonita, sendo feito por ele mesmo.", disse emocionada uma mãe que assistia o filho fazendo seu próprio instrumento.
Além da oficina de berimbau, os alunos também tiveram oficina de Samba de Terreiro, com o Professor Agulha e de Jongo, com o Professor Ninho Vidigal, ambos da Senzala.
Para finalizar do jeito que o capoeirista gosta, Contramestre Duzentos ensinou algumas movimentações e fechou com Roda de Capoeira.
Fotos e vídeos: Maíra Gomes
Tem mais vídeos no nosso canal do youtube. Acessa lá!
Curta a nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube para ficar por dentro de tudo que rola na Capoeira pelo mundo. Vídeos inéditos, entrevistas exclusivas e tudo sobre Capoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você acha sobre isso?