terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resenha: A visita, livro de Flávio Saudade*



Recebi o livro da loja Lapa Rio Capoeira para fazer uma resenha para vocês. Só que, mais do que vontade de contar sobre o livro, fiquei com vontade de conhecer o autor da obra.

Primeiro para dizer que o livro é sensacional, daqueles que causam uma grande reflexão e segundo porque eu precisava de uma entrevista. Não poderia deixar passar a oportunidade de conhecer um pouco mais o escritor, o mestre e o ativista social, que largou uma vida no Brasil e foi trabalhar em uma zona de conflito como o Haiti. Então, cheia de expectativas, procurei pelo Saudade* e já temos uma entrevista em andamento. 


*Não se espantem por não estar ali, na frente do nome, o título de Mestre. Na verdade, o próprio Saudade me pediu para ser chamado assim “Deixemos essa coisa de Mestre para os grandes ”, me disse. 









Resenha:


A visita é um livro lindo e tocante e se você espera um relato capoeirístico, vai se surpreender com a delicadeza do relato humano. A visita não é uma aventura de um capoeirista, não é um livro cheio de fundamentos e histórias de rodas e personalidades importantes da capoeira. A visita é um livro que trata fundamentalmente do que os olhos não podem ver sem que a alma esteja disposta a perceber. 

Através de uma narrativa fácil e dividida em fatias (vai ter que ler para entender) o autor introduz uma personagem que vai nos ajudar a compreender a realidade vivida em Porto Príncipe, no Haiti.

Entre as experiências reais contadas pelo autor está o Terremoto de 2010 "O terremoto aconteceu no dia 12. Segundo a minha mãe, segundo, porque não recordo de ter dito isso, eu havia dito a ela que precisava voltar para o Haiti, pois iria acontecer uma coisa importante. Na verdade, as minhas férias no Brasil terminariam no dia 15. Mas, não sei porque cargas d’agua solicitei a agência para mudar para o dia 09. Acho que são essas coisas que passam em nossa vida e que não podemos explicar.", disse. E apesar do livro contar essa passagem, Saudade explica que não há como expressar exatamente o que o povo Haitiano viveu " O livro não relata nem de perto o horror que foi o terremoto, todo sofrimento daquele povo já tão sofrido. Menos ainda a força, a coragem e a beleza que aquela gente carrega.", comentou.

Saudade explica que a inspiração veio durante uma caminhada no Haiti, "Eu tinha acabado de discutir com a minha ex namorada e decidi sair para tomar uma cerveja para espairecer as ideias. Enquanto eu caminhava notei que as ruas estavam totalmente desertas. Na verdade, a falta de energia é um dos grandes problemas do Haiti. (..) Ainda assim, as pessoas dão um jeito, sobretudo a noite. É normal ver velas acesas, candeeiros, iluminando casas, banquinhas de comida, venda de roupas, jovens estudando sob a luz de um único poste, sentado na calçada.", contou.

A Visita faz referências ao famoso clássico de Saint- Exupéry, O Pequeno Príncipe, o que me fez morrer ainda mais de amores pela pequena visitante. O autor conta ter sentido, em meio a suas inquietações, que alguém o acompanhava, " Senti a presença de uma criança ao meu lado. Foi um sentimento mesmo. E rapidamente aquele medo se dissipou e a história do livro chegou na minha cabeça: o Pequeno Príncipe visitou o Haiti!", finalizou.

O livro demorou duas semanas para ser escrito e tinha mais referências ao clássico, mas por motivos legais a obra precisou ser alterada. Mas para quem conhece o famosos principezinho de outro planeta, que viajava de carona em meteoros e tinha como única companheira uma rosa, as referências estão explícitas e proporcionam um calorzinho no coração.

Bem, se eu disser mais do que isso estragarei a leitura. 


Sobre o autor:


Flávio Saudade, nasceu em 1977 na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Ativista social, artista plástico, mestre em capoeira teve o seu primeiro contato com o terceiro setor em 1998. Em 2005, iniciou a criação do projeto Gingando pela Paz, iniciativa que utiliza a capoeira para a promoção da cultura de paz em áreas de conflito. No ano de 2008, foi convidado pela Ong Viva Rio para implementar o projeto em Porto Príncipe, Haiti, onde está baseado até hoje. 

Iniciou na literatura após ser inspirado pelo filme Sociedade dos Poetas Mortos. É coautor da publicação “como vencer a pobreza e a desigualdade”, resultado do concurso de redação para universitários realizado pela Folha Dirigida e Academia Brasileira de Letras do Brasil e vencedor do concurso de poesias em homenagem ao centenário de Machado de Assis realizado pela Faculdade CCAA.

Em 2013 recebeu em Paris o prêmio Esporte e Cultura durante o EDUCASPORT MONDE, considerado pelo jornal Le Nouvellisteo fórum mundial do esporte pelas ações do Gingando pela Paz no Haiti. Hoje através do convite da Embaixada do Brasil compõe a equipe de gestão do programa “Capoeira pour la Paix” na República Democrática do Congo, que objetiva utilizar a capoeira no processo de reinserção de crianças utilizadas por forças e grupos armados naquele país.

O livro custa R$ 35 na Loja Lapa Rio Capoeira, entre em contato para reservar o seu. 

Para quem está fora do país, o site da Chiado Editora vende o livro por 12 Euros


Ficha:

A visita
Flávio Saudade
Páginas: 96
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895140701
Coleção: Viagens na Ficção


Um comentário:

  1. Muito bom! Estive nessa palestra no qual ele estava junto com o Mestre Carlo Alexandre que nos mostrou esse documentário excelente sobre o Cais do Valongo, (www.youtube.com/watch?v=EAQranIgycA). Se não viu ainda esse vídeo, veja!
    Excelente trabalho, Maíra!

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar