segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mulheres que (en)cantam: Graduada Thati


A entrevistada de hoje é do Rio de Janeiro, mas vive atualmente no Espírito Santo, em Bom Jesus do Norte. Thatiany Nascimento, ou Graduada Thati tem 25 anos, 10 deles dedicados a Capoeira.

Para a integrante do grupo Cultuarte Capoeira o começo não foi fácil "Meu próprio professor sempre relembra que ele pensou o que ia fazer comigo, pois eu fazia tudo errado, toda torta, toda dura, nunca tive facilidade.", contou.

Se a Graduada Thati sentiu dificuldades na Capoeira, para cantar o processo foi natural e começou junto com as primeiras gingas.

Vamos conhecer mais um pouquinho desse talento?





(Maíra Gomes) - Como conheceu a Capoeira? 

(Graduada Thati) - Conheci a capoeira através das rodas que meu professor, Mestrando Cavadeira, realizava geralmente aos domingos, na praça da cidade de São José do Calçado/ES. Ficava encantada com os movimentos, com as músicas e com a energia que os capoeiristas transmitiam na roda e ao público em redor. Me apaixonei pela capoeira, mas fiquei durante muito tempo, só indo olhar as rodas, dificilmente perdia uma, nos treinos, na quadra do colégio para ver as aulas, pois tinha muita vergonha de chegar no professor e pedir para treinar. Até que um dia, com desculpa de levar minhas irmãs mais novas para treinar, enfim conversei com o professor, que na mesma hora me deu uma bolsa de um mês e exigiu que eu já começasse a treinar. E assim, em dezembro de 2004 começou minha trajetória na capoeira.. 

(Maíra Gomes) -Quando começou a cantar? 

(Graduada Thati) - Comecei a cantar assim que comecei a praticar a capoeira. Até então, a 1° e única coisa que tive facilidade no início, foi cantar. Ficava atrás do professor e dos colegas de treino sempre quando acabavam os treinos para aprender músicas, e logo já queria cantar na roda.

(Maíra Gomes) -Quem é sua referência em termos de canto nas rodas de capoeira? 

(Graduada Thati) - Carolina Soares

(Maíra Gomes) -Você compõe? 

(Graduada Thati) - Ainda não, mas pretendo. Estou tendo muito apoio de me esposo (Professor Marreta), que é compositor, e de amigos para compor.

(Maíra Gomes) -Qual a sua música favorita e de quem é? 

(Graduada Thati) - Gosto de várias músicas, mas citarei a música Eu não vou desistir!, de composição do meu esposo (Professor Marreta), música esta cantada por mim neste vídeo, que retrata a vida real de muitos capoeiristas que passam, estão passando ou passaram por algum momento de dificuldades, mas que nunca desistem! Acho que muitos se identificarão com a letra e mensagem passada.

(Maíra Gomes) -Você acha que existe resistência dos homens em relação a mulher cantar e tocar na roda? 

(Graduada Thati) - Sim, ainda existe resistência. Geralmente quando pedimos para tocar e cantar, "alguns" homens nos subestimam, às vezes com um simples olhar,de desprezo mesmo, mas isso não me intimida e mostro o porque das mulheres terem conquistado o espaço dentro da capoeira. A mulher tem o mesmo poder de passar um axé gostoso pra roda, acho lindo ver uma mulher cantando bem, tocando um instrumento bem tocado, comandando uma roda de capoeira.

Vamos ouvir a Graduada Thati cantando a música Eu não vou desistir!




Conhece alguma mulher que (en) canta? Manda a sugestão para maira.xarazinha@gmail.com, será um prazer mostrar esse talento para o mundo. Até a próxima!

12 comentários:

  1. Demais! Primeira vez que a vi carta, gostei muito!
    Parabéns pelo trabalho e sucesso, Graduada Thati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Shell pelo carinho!
      Mas temos que agradecer tbm à Maíra por esse belo trabalho.
      Abração!

      Excluir
    2. Obrigada! Conto com vocês na divulgação do Blog para que ele possa crescer ainda mais.
      Abs

      Excluir
    3. Sim, sim! Excelente trabalho o da Maíra! Sem dúvida!
      Sucesso!

      Excluir
  2. Amiga!! Sempre arrasando.. Impossível demonstrar o tamanho da minha admiração pela Graduada Thati!! Guerreira, companheira, amigona mesmo. Simbora que tem muito caminho pela frente!! Sucesso amiga

    ResponderExcluir
  3. Parabens primeiramente pela iniciativa da entrevista a autora do blog esta d parabens
    "Por mais pessoas q valorizem a cultura assim"

    E meus sinceros parabens a esta guerreira Graduada Thati, exemplo de pessoa q alem de talento para interagir nu mundo da capoeira é dotada de caracteristicas q faltam em algumas pessoas,o caráter ,simplicidade entre muitas outras qualidades.
    Parabens Graduada Thati que Deus li conserve esta capoerista diferenciada q é e toda sua familia e grupo quem vem li apoiando nesta caminhada! Abraços do Graduado Xim para ti ,prof. MARRETA e os demais de seu grupo :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom negah, parabéns, ó não se esqueça da musica que estamos preparando.
    e não esqueça também de cantar a minha musica heim rsrs beijao. sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Simba, vamos tentar kkkk. Abraços!

      Excluir
  5. parabens amiga eu me orgulho de ser uma capoerista tendo você como um exemplo parabens e sucesso que você merece beijus

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar