quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mestre Leopoldina - "Contramestre de Zumbi, amante da Princesa Isabel e chefe de Guarda Negra"


Era assim  que se descrevia o Mestre Leopoldina. 
Carioca, Demerval Lopes de Lacerda nasceu em 12 de Fevereiro de 1933. 
Criado pela mãe e por algumas tias, fugiu de casa ainda menino para se criar na Estrada de Ferro Central do Brasil, onde vendia balas com outros garotos.
Na adolescência viveu na SAM, Serviço de assistência ao menor, uma espécie de reformatório. Ao sair de lá, vendeu jornais e em pouco tempo uniu-se a um grupo de pivetes. 
Pela primeira vez começou a ganhar dinheiro, passou a vestir-se com a elegância que virou sua marca registrada e a frequentar a zona do baixo meretrício do Rio de Janeiro(Zona do Mangue), ficando conhecido entre as prostitutas por seus atributos. 
Nessa época conheceu seu primeiro Mestre. Quinzinho era um perigoso marginal conhecido pelas mortes, que mesmo jovem já carregava consigo. Era capoeirista, jogava a Capoeira das Maltas e foi isso que impressionou Leopoldina. De início o encontro não foi assim tão amigável, mas aos poucos se aproximaram e leopoldina pediu para o Quinzinho lhe ensinar a Capoeira. Após a morte de Quinzinho na colônia penal, Leopoldina conheceu Mestre Artur Emídio, com quem continuou seu aprendizado.  Foi com ele que Leopoldina começou a treinar a Capoeira baiana.
Trabalhou no Cais do porto e se aposentou aos 45 anos, devido a um acidente de trabalho. 
Ministrou aulas em diversos lugares, inclusive na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mas não era de lotar academias, nem de permanecer muito tempo no mesmo lugar. 
É autor de músicas admiradas e muito difundidas em todo o Brasil.
Adorava Carnaval e desfilou incontáveis vezes pela Estação Primeira de Mangueira. Criava cobras e costumava andar por aí com uma coral falsa.
Faleceu em 17 de Outubro de 2007, na cidade de São José dos Campos/SP.

Documentário: Mestre Leopoldina - O Último Bom Malandro


O documentário a seguir foi produzido pelo Mestre Nestor Capoeira e lançado em 2008. Os depoimentos do Mestre leopoldina são intercalados com comentários do Mestre Nestor Capoeira que ajudam na contextualização da Capoeira naquela época.
Não deixem de assistir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar