Imagem: Internet |
Para a Dra. Marcella Alvim Mendes, fisioterapeuta, isso ocorre por causa da prática incorreta, "Deve-se tomar muito cuidado, pois a prática indevida pode ocasionar lesões musculares, bem como lesões articulares, muitas vezes irreversíveis, que podem acarretar prejuízos ao praticante, pelo resto de sua vida.", explicou.
A maneira mais eficaz de evitar esses danos, que podem se tornar permanentes, é adquirir o hábito de fazer aquecimento e de se alongar corretamente, antes e depois do treinamento. A fisioterapeuta explica a importância dessa prática para evitar as lesões, "O aquecimento e o alongamento dão tempo para que a pessoa se adapte do repouso à atividade intensa. Sem eles, os músculos podem ser exigidos bruscamente resultando nas tais lesões. Os motivos são variados: desde a falta de aquecimento até a falta de condicionamento da pessoa. O alongamento após a atividade física ajuda a musculatura a relaxar, voltando ao estado de repouso.", completa.
Ser orientado por um profissional também é muito importante e a Dra. Marcella alerta para os perigos de um alongamento feito errado, "Vale ressaltar que um alongamento feito de forma inadequada pode causar o efeito inverso, vindo a prejudicar o capoeirista ao invés de ajudá-lo quanto a sua saúde física, é neste caso, por exemplo, que as distensões musculares aparecerão.", ensina.
Algumas lesões são mais comuns entre os praticantes de Capoeira, como as lesões de tornozelos, ombros, punhos, cotovelos, além de ligamentos e lombalgias(dor na região lombar), mas segundo estudo realizado, os joelhos são os campeões de lesão, como explica a Dra. Marcella, "Em decorrência da postura do individuo, através dos deslocamentos rápidos com mudanças bruscas de direção, bem como, movimentos repetitivos e extenuantes (golpes de linha e giratórios), em decorrência da soltura dos golpes e o pé de apoio no chão, ocasionando a força de atrito e resultando na força de reação do solo.", justifica.
O tratamento
O primeiro passo é diagnosticar corretamente a lesão e a partir daí o profissional irá traçar um um plano de tratamento que melhore os sintomas, mas que também recupere a estrutura lesada e previna a reincidência. Segundo a profissional é nesse momento que a fisioterapia é indicada, "a fisioterapia é indicada para melhora do quadro de incapacidades e sintomas como dor, diminuição de força, movimento, entre outros. O objetivo é possibilitar ao capoeirista um tempo menor de tratamento e retorno a prática da capoeira de maneira mais rápida e de forma saudável e segura.", finaliza.