terça-feira, 19 de março de 2013

Conexão Carioca reúne grupos de Angola no Rio de Janeiro

Roda da Cinelândia 
A iniciativa é do Contramestre Célio Gomes do Aluande Capoeira Angola e promove  a união entre grupos através das rodas que acontecem pelas ruas do Rio de Janeiro, uma forma de ocupar o espaço público e mostrar a nossa cultura.
Roda do Cais do Valongo 

Locais como o Cais do Valongo, a Rua do Lavradio, o Arco do Teles e a Praça São Salvador em Laranjeiras, recebem periodicamente as rodas que têm como objetivo o fortalecimento da Capoeira. 

Com a participação dos Grupos Kabula (Mestre Carlão), Ypiranga de Pastinha (Mestre Manoel), Marrom e Alunos (Contramestre Fabio) e Volta ao Mundo (M. Cláudio Chaminé), as rodas acontecem com data e local predeterminados, segue programação:

Roda da Praça São Salvador 
1º Sábado  - Rua do Lavradio - na feira do Rio antigo na Lapa - 10:30 h;

2º Sábado  - Arco do Teles - com Capoeira, Jongo, Samba de Roda e outras manifestações culturais - 14:30 h;

3º Sábado - Cais do Valongo - Com Roda do Saber - Palestra 10hs e Roda 11hs; 

4º Sábado - Praça São Salvador - Laranjeiras - 16 hs;

Última Sexta-Feira - Cinelândia - Roda do Mestre Manoel - 19hs;


Roda do Arco do Teles

Contramestre Célio Gomes conta, que os trabalhos já existiam, só faltava configurar a união entre eles, " Eu sempre vi que alguns capoeiristas da minha geração tinham muita vontade de unir os trabalhos, mas tinha uma galera que estava viajando e a possibilidade da união ficaria mais difícil, sendo assim, aproveitei os trabalhos que já estavam acontecendo, como a roda na Cinelândia com M. Manoel, a roda do Arco do Teles com o Contramestre Fabio, a roda do Cais do Valongo com o M. Carlão e a roda da Praça São Salvador com o M. Cláudio. Ah, e também a minha roda do Lavradio, na Lapa. Os trabalhos já estavam prontos só faltava a união, daí surgiu o nome Conexão Carioca", explicou.

Roda do Lavradio 

O Contramestre se mostra muito otimista com os resultados obtidos com o Conexão Carioca, "Fazer com que a capoeira angola no Rio de Janeiro e no mundo seja exemplo de um bom trabalho é um dos nossos objetivos. Todos nós temos um sonho e esse sonho está se realizando, através da Conexão Carioca de roda na rua, onde mostramos de perto para o povo um pouco da nossa cultura utilizando e ocupando os espaços públicos como meio de divulgação. Um outro objetivo é o resgate e a inclusão dos mestres mais antigos para perto do nosso trabalho, fato que já está acontecendo", finalizou o Contramestre Célio Gomes.


Nesse link é possível assistir a 7ª Roda do Cais do Valongo e a Roda dos Saberes com Amir Haddad, com legendas em inglês. Também nesse endereço nós encontramos as demais edições da roda do Cais do Valongo. Aproveito para parabenizar a iniciativa e o editor do vídeo.


Agradecimentos:
Contramestre Célio Gomes
Sugestão de Pauta: Fagnon Calllado

Fotos: Camila Riehl e Afronaz Kauberdianuz


2 comentários:

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar