segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você sabe o que tá cantando?

A música de hoje não é de Capoeira, mas se vale de trechos das nossas músicas e utiliza a Capoeira como temática principal.

Brincadeira de Angola
(Sérgio Ricardo e Chico de Assis)


Pro mundo a fora, ê ê
Pro mundo a fora, camara
Dar a volta ao mundo, ê ê
Volta do mundo, camará

No tempo em que negro era escravo
E o branco era senhor
Tanta coisa se escondia:
Assim com angu quente no tacho(1)
Tem sempre carne por debaixo
O negro dava duro e tudo se escondia
Ë um valor n' outro valor

A demo chamaram exú
Nossa senhora, iemanjá
São roque foi omulu
Senhor do bonfim, oxalá- eh-ba-ba-ba-eh(2)

Nesse tempo que passou
A história que eu vou contar
De um senhor que se sorria
Ao ver os negros brincar

Angola, ê ê, angola, ê ê, angola
Angola, ê ê, angola, ê ê, angola

Senhor dom pedro amaral
Chamou a senhora mulher:
Vem ver os negros brincando
De dançar lá no quintal

Ê, ê, aruandê camará
Galo cantô, camará
Có có ri có, camara ê ê
Ê, ê, aruandê camará
Galo cantô, camará
Có có ri có, camara ê ê

Meu feitor, que aqui tem ordem,
Gritou dom pedro amaral,
Bota o nego a bater o milho
No meio do milharal:

Quebra milho como gente, macaco
Macaco que quebra dendê, macaco:
Quebra milho como gente, macaco
Macaco que quebra dendê, macaco:(3)

Senhor dom pedro amaral
Chamou a senhora mulher:
Vem ver este negro safado
Me olhando do jeito que quer

No tempo em que o negro era escravo
E o branco era senhor
Nem tudo sempre se escondia
E vem dom pedro amaral,
Com seu feitor
De rabo de tatu(4),
Dizendo para o negro:
- eu te mato, moleque !
- moleque é tú

Cala a boca, moleque !
Moleque é tú !
É tú que é moleque !
Moleque é tú !...(5)

São dois pra bater no negro
De pau, chicote e facão
Pra se safar tem o negro
Só dois pés e duas mãos

É a mão pelo pé
É o pé pela mão
Bate na cara
Derruba no chão

É a mão pelo pé
É o pé pela mão
Bate na cara
Derruba no chão

É a mão pelo pé
É o pé pela mão
Bate na cara
Derruba no chão

É a mão pelo pé
É o pé pela mão
É a mão pelo pé
É o pé pela mão(6)

Cala a boca, moleque !
Moleque é tú !
É tú que é moleque !
Moleque é tú !...

Me acuda aqui seu feitor
Que este negro me esfola
Está quase a me matar
Na brincadeira de angola

Te mato, negro vagabundo:
E o negro some do mundo...

Vamos s'embora ê ê
Vamos s'embora camará
Pro mundo a fora ê ê
Pro mundo a fora camará
Dar a volta ao mundo ê ê
Dar a volta ao mundo camará
Angola ê ê, angola ê ê, angola
Angola ê ê, angola ê ê, angola
Angola ê ê, angola ê ê, angola





(1)Angu quente no tacho - Nas fazendas de agricultura em Minas Gerais era comum alimentar os negros com uma farinha de milho(fubá) feito no tacho com água quente. 
(2)"A demo chamaram exú, Nossa senhora, iemanjá, São roque foi omulu, Senhor do bonfim, oxalá- eh-ba-ba-ba-eh"(2) - Essa estrofe da música fala sobre o sincretismo religioso.  A maneira que os escravos encontraram de cultuar seus deuses, identificando cada Orixá como um santo católico, de forma a enganar os senhores;
(3) Falamos sobre essa música na semana passadalembram?
(4)Rabo de tatu - Instrumento de tortura usado contra os escravos. Uma espécie de chicote com 4 tiras no extremo;

(5) Outra música comum nas rodas e que sofre variação(Olha tu que é moleque, moleque é tu);
(6) Esse trecho também é cantado nas rodas, minha dúvida é se ela veio da roda para a música ou se foi da música para a roda. Existe uma pequena variação na letra que é cantada na Capoeira(seriam 3 pra bater no negro e não 2).

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