sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mestre Nacional - *26/04/1949 + 23/06/2011

Mestre Nacional/ Imagem do Google
Rio de Janeiro, Brasil

Mais uma notícia triste para todos nós capoeiristas, faleceu um grande Mestre, uma perda enorme para a Capoeira como um todo.

Infelizmente nos deixou ontem, em função de uma parada cardíaca, Adalberto de Souza Alvarenga, o Mestre Nacional.

Na infância se apaixonou pela Capoeira quando ainda assistia de fora, encantado por aquela arte que viria a ser tão sua. 

Ele passava por uma roda ainda menino, quando saia de casa para ir a escola, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. De família humilde, sonhava em um dia poder ter aulas, apesar de não poder pagar por elas.

Em 1966, entrou para a Capoeira com Mestre Vandique, na época já tinha 17 anos de idade.

Grande divulgador da Capoeira, participou de inúmeras novelas da Rede Globo, dentre elas Escrava Isaura, que foi ao ar de 1976 a 1977 e que já foi exibida em mais de 100 países.

Seu apelido é em função de uma camisa do Banco Nacional que o Mestre usava nas rodas que ia.Trabalhou no referido banco como segurança no transporte de valores.

A convite de Mestre Candeia passou a dar aulas no bairro Coelho Neto, no Esporte Clube Veja.

Mestre Nacional é um dos fundadores da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, junto com seu grande amigo Mestre Medeiros.


Nota da Autora:

Registro aqui o quão difícil foi obter informações sobre o Mestre Nacional.
Gostaria de lembrar a todos, que é nossa função de aluno levar o nome de nossos mestres onde formos e principalmente, é nossa obrigação garantir que sua história seja contada e eternizada. Documente, registre e conte a história do seu mestre para o mundo, isso garante que outras gerações possam reconhecer o valor daqueles que tanto contribuíram para o crescimento da Capoeira.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Evento em Marselha em junho

Marselha/ Imagem do Google
Rio de Janeiro, Brasil

Se você estiver nesse momento passeando por bucólicas ruas francesas pensando "Onde irei capoeirar?", tenho uma sugestão logo ali em Marselha, a cidade mais antiga da França.

Começa no dia 23 de Junho o evento "Vadiando entre amigos à Marseille", do grupo Filhos de Angola.

Confirmados estão Mestre Camaleão, Mestre Dominguinho, Mestre Carlão, Contramestre Dorado, entre outros que estarão presentes para abrilhantar a festa, que se encerrará com um concerto "Capoeira Musical", do Mestre Camaleão.

Está dada a dica, está na França? Sei lá, acumulou milhas e tem um tempinho pra dar um pulo ali na França...Se eu fosse você dava uma passadinha em Marselha para ver esse evento a beira do mar Mediterrâneo e mandingar bastantes.

Dá uma olhada nas edições anteriores :



sexta-feira, 17 de junho de 2011

10 º Jogos do Interior - ABADÁ Capoeira

Imagem de divulgação
Rio de janeiro, Brasil

Começa hoje e vai até o dia 19 de Junho a 10 ª edição dos Jogos do Interior da Abadá-Capoeira, que está sendo realizada em Angra dos Reis/RJ.

Organizado pelo Professor Arisco e sob a coordenação do Mestre Cobra, o evento aguarda capoeiristas de mais de 30 cidades da Região. A expectativa de participação é em torno de 500 capoeiristas.

Além da esperada competição, palestras e cursos completam a programação que é voltada para os integrantes do Grupo.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Blog acabou?

Imagem de divulgação
Queridos Internautas,

Não sei se sentiram nossa falta,  o Blog andou meio abandonado.

Meu trabalho me consumiu muito nas últimas semanas e acabou que não tive muito tempo para pensar em coisas para o Blog.

Enfim, o ritmo diminuiu e agora posso me dedicar mais a esse espaço que idealizei e que tanto vem me surpreendendo com seu índices de acesso por todo o mundo. 

Daqui pra frente voltamos com força total. Uma novidade desse nosso retorno é a parceria que firmamos com a Revista Praticando Capoeira.

A Revista é o principal veículo de comunicação voltada exclusivamente para a Capoeira. Já nos mantinha informados bem antes do advento dos blogs e sites, em uma época em que, apesar de existir, a Internet não estava tão presente no nosso cotidiano e nem tão acessível a todos. 

Nós confiamos no trabalho da Revista e acreditamos que essa parceria nos fará crescer. 

Nossa ideologia é praticamente a mesma, dar espaço a quem merece espaço. Merece espaço aquele que contribui para o crescimento da Capoeira e pela preservação das tradições e rituais da nossa arte. Independente de grupo, bandeira, idioma ou estilo. A Capoeira é uma só e é ela quem elege os grandes capoeiristas, não nós, nós só mostramos para o mundo.

É isso, daqui pra frente, além dos nossos artigos já costumeiros, será possível saber mais sobre a próxima edição da Revista Praticando Capoeira, obter informações sobre anúncios e sobre como ser um distribuidor, além de sugerir pautas tanto para o Blog, quanto para a Revista. O que você vai ler aqui não lerá lá e vice-versa. São meios de comunicação parceiros, porém totalmente independentes.

Você pode gostar