sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você conhece Ag`ya - Ladja ou Danmye ?

Nunca ouviu falar? Pois bem, se eu te dissesse que existe uma luta meio dança, na Jamaica, que em muito se assemelha com a nossa capoeira, nos primórdios de sua criação? Então eu vou fazer assim, não vou falar, vou mostrar. Cada um que faça seu próprio julgamento. O vídeo a seguir foi gravado nas Ilhas da Jamaica e Martinica no ano de 1936.


Apenas 4 anos antes dessas imagens serem gravadas Mestre Bimba fundava sua primeira academia na Bahia.
No Rio de Janeiro, a capoeira vivia na figura do malandro seus momentos de glória. Deixava de ser proibida para ser difundida por todo o território nacional. 
É claro que o vídeo apresentado causa um certo alvoroço emocional...A capoeira é patrimônio Nacional, como foi parar lá em uma época tão remota e com traços evolutivos diferentes do que se seguiram em nossas terras?
Existem várias teorias, inclusive uma que diz que a capoeira não é brasileira coisa nenhuma, mas é uma teoria que com certeza não vai agradar a nenhum de nós capoeiristas. Teriam os marinheiros praticantes da capoeira, levado nossa arte nos convés dos navios para outras terras já nessa época?
O nome "capoeira" é de origem Tupi, a história da capoeira é aqui. Mas isso nos deixa bastante intrigados quanto aos movimentos que deram origem a nossa capoeira. Pelo menos pra mim ficou claro que a  Ag´ya, aladja ou Danmye e a capoeira tem o mesmo ancestral. 

2 comentários:

  1. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, SE VÊ REALMENTE PEQUENOS TRAÇOS DE CAPOEIRA NESTE VIDEO...APENAS ACHO QUE A CAPOEIRA ANCESTRAL É BEM MAIS RELACIONADA AOS INDIGENAS, ENTRE OS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES.
    A CAPOEIRA É DE ORIGEM REMOTAS...DENTRO DE UMA CAVERNA NO PIAUÍ SE VÊ NAS PINTURAS PRIMITIVAS TRAÇOS DE CAPOEIRA.
    MAIS SEMPRE É BOM QUESTIONAR, PERGUNTAR, SABER!
    PARABÉNS CHARAZINHA....
    MAC IVER

    ResponderExcluir
  2. Se vocês acharam parecido, dêem uma pesquisada nos vídeos e sites de MORINGUE, de Madagascar! É mais um exemplo de dança/luta muito parecida com a Capoeira...

    ResponderExcluir

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar