quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Capoeira me leva - Polônia



Há alguns meses a Cozinheira, capoeirista polonesa que escreve o site Capoeira Polposku,  me convidou a escolher três músicas a serem traduzidas no site.

O convite gerou em mim uma grande curiosidade: Como anda a Capoeira na Polônia?

Antes de contar um pouco sobre o crescimento da Capoeira nas bandas da Europa Central, vamos conhecer um pouco da história da criação do site Capoeira Polposku.

Cozinheira é o apelido de Justyna Balczewska, uma capoeirista  de 31 anos, natural de de Kujawy, região da Polônia central. Ela conheceu a Capoeira no México e lá teve sua primeira aula.

De volta a sua cidade, iniciou seu aprendizado com o Instrutor Ossada, com quem permanece até hoje.

Treinou também com o Professor Filósofo, do grupo Berimbau de Ouro, nos dois anos em que viveu em Portugal. Foi nesse período que nasceu uma grande paixão pelas músicas de Capoeira.

Ao retornar para a Polônia, Cozinheira percebeu que a maior parte dos capoeiristas  não fazia ideia do que estava cantando e isso fez com que ela criasse o site, que além de traduzir, contextualiza as letras historicamente, proporcionando um entendimento completo das músicas.

Cozinheira se inspirou no Blog Capoeira de Toda Maneira para criar o seu site. Isso me deixou extremamente feliz e orgulhosa.

Os curiosos podem descobrir quais foram as três músicas que eu selecionei aqui, aqui e aqui. Gostaram?


Mas e a Capoeira na Polônia?

Vai bem, obrigada! Crescendo e se multiplicando.

São cerca de 20 anos desde a chegada da nossa arte no país e as escolas já adotam a Capoeira como desporto.

Hoje estão presentes grupos como Capoeira Brasil, Muzenza, Unicar, Capoeira Camangula, Associação de Capoeira Mestre Bimba, Capoeira Beribazu, Aruê Capoeira, Capoeira Porto de Minas, Capoeira Pelo Sinal da Santa Cruz, Companhia Pernas Pro Ar, Escola Cultural Capoeira Gerais, Escola da Capoeiragem, Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais, Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros e Orun Capoeira.

O valor da mensalidade está em torno de 20 a 30 euros, algo entre 70 e 100 reais, dependendo da cidade.

Legal, né? Fico muito animada com a ideia de ter a língua portuguesa sendo popularizada através da capoeira, de ver nossa cultura sendo disseminada e nossa história sendo contada pelo mundo.

Pensei em fazer outras postagens desse tipo, sempre abordando a situação da Capoeira em países diferentes. O que acham? Quem quiser participar dos próximos "Capoeira me leva", pode enviar e-mai para maira.xarazinha@gmail.com


Imagem gentilmente cedida pela Cozinheira.




Você pode gostar