sexta-feira, 20 de março de 2015

E aí, qual a boa do final de semana?

Quinta a Domingo

Bruxelas/Bélgica


Sexta a Domingo

Cidade do México/México


Sábado

Almirante Tamandaré/PA




Florianópolis/SC



Rio de Janeiro/RJ


Araras/SP





segunda-feira, 16 de março de 2015

Mestre Caçapa tem seu dia D

O evento "Dia D do Capoeirista" lotou a Arena Jovelina Pérola Negra








No último final de semana a Associação de Capoeira Terranossa recebeu os convidados do evento "O DIA D DE UM CAPOEIRISTA", evento de formatura do Mestre Caçapa, realizado no Rio de Janeiro/RJ.





No sábado(14/03), as atividades ocorreram no Piscinão de Ramos. Os Mestres Paulão, Altair, Gegê e Montana, ambos do Rio de Janeiro, palestraram para os capoeiristas presentes. 


Os aulões ficaram por conta do Mestre Cid, presidente do Capoeira Terranossa, e do Professor Jabazinho, vindo de Porto Alegre especialmente para a ocasião. 



No domingo(15/03), a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, recebeu mais de 60 mestres para confirmar a corda vermelha conferida ao agora mestre, Caçapa.





A cantora Nai Dias abriu a cerimônia com uma música do Mestre Toni Vargas, acompanhada pelo violonista Tacito Savoya. Uma pequena encenação mostrou a necessidade de união dos escravos para que a liberdade fosse conquistada. 



Aos 4 anos, Guilherme deu show ao lado de seu pai, Instrutor Sombra, cantando e tocando diante da plateia emocionada. Não é a primeira vez que o pequeno mostra sua desenvoltura com o berimbau e o canto. 

A roda de contramestres e mestrandos simbolizou a despedida da graduação para o começo de uma nova jornada, agora com a corda vermelha. 


Os mestres subiram ao palco para a entrega da tão esperada graduação. A corda passou de mão em mão como uma forma de simbolizar o consentimento e de passar axé ao novo mestre.






Guaracy Guedes, nome de batismo do Mestre Caçapa, completa 39 anos em alguns meses e tem uma trajetória bastante marcante na Capoeira. Ainda menino começou a treinar Capoeira Angola com o Mestre Brinco, que era patrão de sua mãe. Ao lado do Mestre Cid está há cerca de 18 anos. 

O blog Capoeira de Toda Maneira parabeniza o Mestre Caçapa e deseja ainda mais sucesso em sua caminhada.




 Fotos: Maíra Gomes, Monitora Zangada, Professor Mandinga e Instrutora Malagueta.

sexta-feira, 13 de março de 2015

E aí, qual a boa do final de semana?

Sexta a Domingo

Treviso/Itália


Sexta-Feira

Cruzeiro/DF



Sábado e Domingo

Rio de Janeiro/RJ



Assu/RN



Sábado

São Gonçalo/RJ



Domingo 

Planaltina/DF






sexta-feira, 6 de março de 2015

E aí, qual a boa do final de semana?

Sexta a Domingo

Países Baixos


Uberaba/MG



Sábado e Domingo

Balneário Camboriú/SC



Sábado

Campinas/SP



Rio de Janeiro/RJ



Barra do Piraí/RJ



Vila de Serra Grande/BA




domingo, 1 de março de 2015

Semana da mulher



O mês de março é o mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e é preciso mostrar que mais do que um "enfeite", as mulheres ajudam a escrever a história da nossa arte. 
Muitas vezes ouço que não há preconceito em relação ao sexo feminino na roda de capoeira e tive um professor que dizia"Quando veste o abadá não tem mais sexo" e eu concordo, apesar de perceber que muitas mulheres não fazem sua parte para que sejam parte integrante de uma unidade e não a exceção de uma regra.
A Capoeira abriu as portas para a mulher, mas os Capoeiristas muitas vezes não as enxergam como iguais e é até preciso um momento específico na roda de Capoeira para que elas joguem. Eu não concordo e me abstenho de participar, porque acredito que a capoeira liberta e deve libertar também do preconceito e da "proteção". Ora, sexo frágil?! Faz tempo que não somos e nem podemos ser frágeis. Contribuímos com as despesas da casa e muitas vezes até sustentamos nossas famílias. Enfrentamos jornadas duplas e até triplas de trabalho, sem descuidar da vaidade e da paixão pela Capoeira. 
Para as mulheres é um pouco mais difícil, porque a família é sempre prioridade, por mais amor que se tenha, nem todas conseguem levar em paralelo uma vida de Capoeirista, principalmente se o marido, namorado ou companheiro não for do meio. É difícil compreender que sua mulher saia numa sexta a noite para roda, que passe o final de semana em um evento. 
E infelizmente ainda vivemos numa sociedade machista, onde as tarefas não são divididas de maneira justa. 
Acredito nos eventos femininos somente quando há um espaço para discussão, para buscar o conhecimento e principalmente para nos unir em prol de uma causa maior. Reunir um monte de mulher só pra trocar pernada, não vejo porquê. A mulher tem que estar no ritmo, no canto, no jogo e no comando. Buscando seu espaço e não é segregando que se integra.
Essa semana vamos falar das mulheres de ontem e de hoje e mostrar que até nas músicas cantadas nas rodas há uma discriminação velada, que mostra a figura de uma mulher companheira, feminina, mas não uma guerreira, como de fato somos. Acima de tudo Capoeirista!
Não é por ser mulher, é por uma questão de justiça.
Aproveitando o tema, recomendo a vocês o CD "'O canto feminino" da ABADÁ-Capoeira. Gravado em Julho de 2010, é inteiramente cantado por mulheres







Você pode gostar